O Selo criado pela Caixa Econômica Federal é um reconhecimento pelas boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão local.
Integrantes da Caixa Econômica Federal estiveram na na prefeitura de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (7) em encontro com o prefeito Jair Franzner. A comitiva entregou ao chefe do Executivo o Selo Caixa Gestão Sustentável, um reconhecimento criado pelo banco para os municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade
Socioambiental na gestão pública local.
Jaraguá do Sul alcançou a graduação Safira por ações desenvolvidas nas categorias Ambiental, Social, Governança e Climática. Segundo o superintende de rede da CEF, Rodrigo Medeiros, o Município obteve o maior índice do Estado, 92 pontos.
A iniciativa reconhece municípios que adotam soluções eficientes, com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 21 indicadores. O objetivo é incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local. O Selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária.
Os selos e suas respectivas pontuações são determinados de acordo com as regras abaixo:
- Para o Selo Cristal: mínimo de 60 pontos alcançados;
- Para o Selo Topázio: mínimo de 70 pontos alcançados;
- Para o Selo Safira: mínimo de 80 pontos alcançados;
- Para o Selo Diamante: mínimo de 100 pontos alcançados.