Na sessão desta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção solicitando que o Poder Executivo reavalie a necessidade de reativar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. A proposta foi apresentada pelos vereadores Osmair Luiz Gadotti (MDB), Cani (PL), Charles Salvador (PSDB), Delegado Mioto (União), Jair Luís Pedri (PSD), Jonathan Reinke (União), Luís Fernando Almeida (MDB), Natália Lucia Petry (MDB) e Professor Fernando Alflen (PL).
A moção destaca a importância da Secretaria para os produtores rurais do município e a necessidade de um acompanhamento mais próximo e estruturado. Entre os principais argumentos apresentados estão a extinção da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento no início da atual gestão sem uma análise aprofundada de sua representatividade, a existência de mais de 1.700 famílias cadastradas junto à antiga Secretaria que dependem diretamente do suporte técnico oferecido e o faturamento do setor rural em 2023, que ultrapassou R$ 80 milhões, representando um crescimento de 89,9% em relação à gestão anterior até 2020.
Os parlamentares ainda apontam o impacto negativo do acúmulo de funções na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, podendo comprometer o desenvolvimento dos produtores rurais, a preocupação com a possível perda de arrecadação municipal devido à falta de acompanhamento adequado dos agricultores e a importância de manter os jovens no campo, garantindo a continuidade das atividades agrícolas e evitando o êxodo rural.
Os vereadores enfatizam que a agricultura desempenha um papel fundamental na economia local e que a reativação da Secretaria é essencial para oferecer suporte adequado aos produtores. A moção agora será encaminhada ao Executivo Municipal para análise e possíveis providências.