Massaranduba 63 anos: Prefeito eleito reafirma prioridade no abastecimento de água

Hoje, no aniversário de 63 anos de Massaranduba, o Prefeito eleito, Moacir Kasmirski, falou ao vivo no Jornal da manhã com o jornalista Roni Oliveira, e voltou a destacar os problemas no abastecimento de água. “Já estou covnersando e encaminhando as soluções. Hoje você não consegue passar escritura porque não tem rede de água”, destacou. Apesar dos 63 anos de emancipação, Kasmirski lamentou que poucos investimentos foram feitos no abastecimento e saneamento nos últimos anos. “Faz 30 anos que não se botou um caixa ou canos maiores”.

Kasmisrski também falou sobre as dificuldades dos pioneiros que colonizaram o município, disse que vai divulgar a nominata completa dos secretários na próxima semana e finalizou parabenziando o município pelo aniversário e garantindo que a sua gestão não vai decepcionar a população. Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

MASSARANDUBA

Foi a presença abundante da árvore Maçaranduba que deu a denominação a este município, no entanto é escrito Massaranduba. Estas árvores fornecem madeira de cor vermelho-escura, dura e homogênea, que se destaca por sua resistência a umidade. A passagem ou a presença por um tempo maior dos nativos na região, hoje denominada de Massaranduba, pode ser confirmada devido à presença de resquícios que estes povos deixaram. Os primeiros imigrantes que chegaram a Massaranduba e iniciaram o processo de ocupação definitiva das terras eram Alemães, Italianos e Poloneses.

As primeiras ocupações dos imigrantes se deram por volta de 1870 devido à expansão da ocupação da Colônia Dr. Blumenau. Eram alemães e se instalaram na região da Campinha e Patrimônio. Os italianos se instalaram na atual Região Alta do município no ano de 1877, na época pertencendo a Antiga Colônia Luís Alves sendo esta parte anexada bem mais tarde ao município de Massaranduba. Os poloneses ocuparam a Região do Braço do Norte nos fins da década de 1880. Nesta comunidade encontra-se a  Igreja de Nossa senhora do Rosário que é a edificação mais antiga enquanto igreja.

No ano de 1821 a região de Massaranduba  foi elevada a categoria de distrito de Blumenau. Foi pela “Lei nº 247 de dezembro de 1948, da Assembleia Legislativa do Estado, criado o município de Massaranduba, desmembrado dos municípios de Blumenau, Itajaí e Joinville”. No entanto, pouco durou o novo município, pois no segundo semestre de 1949, a Sede e denominação passaram de Massaranduba, para 2º Distrito de Guaramirim. Finalmente, através da Lei Estadual nº 746/61, de 29 de agosto de 1961 foi emancipado o município de Massaranduba.

Prefeito eleito, Moacir Kasmirski, assume em primeiro de janeiro

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites