Na sexta-feira (7), os acadêmicos do curso de medicina da Faculdade Estácio Idomed promoveram uma ação de conscientização sobre Doença Arterial Coronária (DAC), uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. A iniciativa – uma parceria da Faculdade de Medicina com a Prefeitura de Jaraguá do Sul – aconteceu nas UBSs Wolfgang Weege e Germano Hornburg, nos bairros Barra do Rio Cerro e Amizade, respectivamente.
A ação teve como objetivo informar a população sobre os fatores de risco e a prevenção e tratamento dessa doença silenciosa, que afeta milhares de pessoas anualmente. Além das explicações sobre a doença, durante a atividade os alunos distribuíram materiais educativos e promoveram atividades interativas, além de aferição de pressão arterial e orientações sobre alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
A Doença Arterial Coronária é causada pelo estreitamento das artérias coronárias, responsável por irrigar o coração com oxigênio. Fatores como sedentarismo, alimentação consumida, tabagismo e estresse são algumas das principais causas dessa condição. Com a conscientização, a ação buscou aumentar a população a adotar hábitos mais saudáveis e realizar exames de rotina.
A ação, organizada pelos acadêmicos do semestre 5 reafirmou a importância do papel dos acadêmico de saúde na promoção e prevenção de doenças junto ao Sistema único de saúde SUS.