Jaraguaense representa Santa Catarina em evento nacional da Igualdade Racial

Nos dias 09, 10, 11 e 12 de junho ocorreu a  Conferência Temática Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro, em Salvador, na Bahia. O Estado de Santa Catarina foi representada pelo Delegado Estadual e Vice-presidente do Compir de Jaraguá do Sul, José Felix. Em entrevista na RBN, ressaltou que o evento, de muito aprendizado, reuniu centenas de lideranças de todo o país. Entre os destaques ressaltou a aprovação do projeto Afroteca, da professora Laura da Escola Lino Floriani, projetos locais e a entrega de uma minuta durante encontro com a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Ouça parte da entrevista no player abaixo:

EVENTO

O evento foi uma etapa preparatória da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – V CONAPIR.  Orientado pelo tema da V CONAPIR, “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a abertura foi composta pela Ministra da Igualdade Racial – MIR,  Anielle Franco, a Vice-Presidenta do CNPIR, Marina Duarte, a Secretária da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais – SEPROMI, Ângela Guimarães, dentre outras autoridades, lideranças religiosas, representantes da sociedade civil e gestores públicos de diversas regiões do país.

Entre os objetivos centrais do encontro foi o debate propositivo e a eleição de delegadas(os) que representarão os territórios na etapa nacional, prevista para ocorrer em Brasília entre 15 e 19 de setembro de 2025. Foram focos da Conferência também  o fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, a promoção da justiça climática e o combate ao racismo ambiental, o enfrentamento ao racismo religioso, além do avanço em políticas de educação, assistência social, cultura e reparação histórica voltadas às comunidades negras e tradicionais.

Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial – MIR e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia – SEPROMI, o evento reuniu também representantes da sociedade civil de 17 estados brasileiros, entre eles Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Amazonas e Distrito Federal, reforçando o compromisso com a escuta qualificada, a valorização das tradições afro-brasileiras e a garantia de direitos das comunidades de terreiro em todo o país.

FOTO: REDES SOCIAIS/SITE GOVERNO DA BAHIA/ BA.GOV.BR

Professor José Aparecido Felx, vice-presidente da Compir

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites