Na sessão dessa terça-feira (25), o vereador Cani (PL) usou seu momento na Palavra Livre para chamar a atenção para a integridade física de trabalhadores que realizam manutenções em escolas municipais. Ao citar uma indicação de sua autoria enviada à Prefeitura Municipal, ele exibiu um vídeo que mostra um teto de uma unidade escolar sem ancoragem de linha de vida, um mecanismo que permite a amarração de uma corda a cintos de segurança.
O documento pede ao Executivo Municipal a implementação dessa ferramenta para os funcionários responsáveis pela manutenção. “É uma indicação para defender o município de alguns futuros problemas”, argumentou Cani. “Nós precisamos cuidar desses trabalhadores. (…) Ali nós temos as imagens, que não há nenhuma forma de segurança para que o trabalhador possa exercer sua função e, ao final do dia, voltar para sua família”, frisou.
Em seguida, ele mostrou no Plenário Victor Bauer a continuação do vídeo que exibe um prédio com guarda-corpo, outro tipo de construção que também protege os funcionários de possíveis acidentes. Ainda no documento, o parlamentar afirma que “a implementação desses dispositivos é fundamental para (…) garantir que as atividades sejam realizadas dentro das normas de segurança”.
Por fim, Cani também expressou seu desejo de redigir uma moção de apelo para solucionar a situação desses prédios em Jaraguá do Sul.