A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lembra aos munícipes que utilizam os serviços da rede, que a apresentação de documento pessoal com foto e o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), são indispensáveis para efetivar o atendimento nas unidades de saúde. A identificação pessoal garante legitimidade ao atendimento, além de agilizar todo o processo.
A obrigatoriedade de apresentação de um documento com foto, bem como a atualização dos dados de cadastro dos pacientes, permite à Secretaria Municipal de Saúde o registro dos atendimentos, criando um histórico de cada pessoa atendida na rede.
A documentação deve ser levada mesmo que o usuário já tenha o cadastro nos serviços.
Documentos oficiais que são aceitos (apenas um desses é o suficiente): carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte ou carteira de identificação de categoria profissional (OAB, CRM, COREN e outros), impresso ou digital.
Em caso de crianças menores de 12 anos, na falta de documento com foto, vale a Certidão de Nascimento ou Caderneta de Vacinação para o atendimento.
CASOS ESPECIAIS: Em casos de usuários onde não possuem documentos, tais como: moradores em situação de rua, migrantes, imigrantes, apenados, estes deverão ser identificados conforme a situação e o nome que o usuário relatar e, se possível, pesquisar o Cadastro Nacional do SUS (CNS) para confirmação.