Os mutirões de limpeza de postes em Jaraguá do Sul já resultaram na retirada de cerca de 8,5 toneladas de cabos sem utilização ou lançados irregularmente sobre a rede. As ações estão previstas em um Protocolo de Cooperação Técnica firmado no ano passado entre Celesc, empresas de telefonia, Ministério Público e Prefeitura municipal.
Os trabalhos têm sido realizados todas as quartas-feiras desde 22 de março do ano passado, exceto quando há impedimentos por conta das chuvas. “Temos nos empenhado para manter a constância do nosso trabalho e estamos firmes no propósito de tornar Jaraguá do Sul uma cidade mais bonita e segura por meio das limpezas dos postes”, diz o gerente regional da Celesc em Jaraguá do Sul, Danilson Agnaldo Mendes Wolff.
Ao todo, foram realizados 32 mutirões até o fim do ano passado. Nestes trabalhos, foram higienizados aproximadamente 48 quilômetros de redes em bairros como Centenário, Centro, Nova Brasília, Amizade, Baependi, Barra do Rio Cerro e São Luís.
Parte das ações são realizadas com base em reclamações recebidas pelo site http://aprovi.org/, cuja criação estava prevista no Protocolo de Cooperação Técnica. Lançado em 20 de junho de 2023, o canal recebeu mais de 140 reclamações, sendo que mais de 100 foram realizadas nos últimos três meses. O prazo máximo de atendimento às reclamações tem sido de 3 dias úteis, mas em geral são sanadas em tempo menor.