Guaramirim institui o Conselho Municipal de Contribuintes

A Prefeitura de Guaramirim deu um passo importante para fortalecer o diálogo entre o poder público e o setor produtivo, com a instituição do Conselho Municipal de Contribuintes. O órgão foi criado pela Lei Complementar nº 222/2025, sancionada pelo prefeito Adriano Zimmermann.

O novo Conselho integra a estrutura do processo administrativo tributário do município e tem caráter deliberativo e colegiado, com a missão de julgar recursos em segunda instância relacionados a questões tributárias, como autuações, notificações e divergências de interpretação da legislação fiscal.

Com essa medida, Guaramirim dá mais um passo rumo a uma gestão moderna, eficiente e participativa, consolidando práticas que reforçam a segurança jurídica e o equilíbrio nas relações entre o Fisco e os contribuintes.

Segundo o prefeito Adriano Zimmermann, a criação do CMC atende a uma demanda antiga da ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim). “Até então, os contribuintes não tinham uma instância administrativa de recurso, dependendo de tratativas diretas com o setor fiscal ou de decisões judiciais. Com o Conselho, poderemos solucionar problemas de ordem tributária tanto de pessoas físicas quanto de empresas, dentro do próprio âmbito administrativo municipal”, afirmou.

O conselheiro superior consultivo da ACIAG, Gilberto Ronchi, também destacou a importância da iniciativa, afirmando que o Conselho “será uma melhora muito grande na relação entre o contribuinte e o poder público”.

“O Conselho será um instrumento de segurança para a gestão e uma solução para o contribuinte, oferecendo mais respaldo e equilíbrio na busca pela justiça social tributária”, completou Ronchi.

O Conselho será composto por quatro conselheiros titulares e quatro suplentes, além de um presidente. A formação busca equilíbrio entre o poder público e a sociedade civil: dois conselheiros serão indicados pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças, entre servidores efetivos e estáveis; e dois serão indicados pela ACIAG e pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Subseção de Jaraguá do Sul.

O presidente será um servidor efetivo e estável, com reconhecido conhecimento em matéria tributária, nomeado pelo prefeito para mandato de três anos, com possibilidade de uma recondução. As sessões do Conselho serão públicas, garantindo transparência e acesso às decisões.

Sistema de julgamento em duas instâncias

A mesma lei também cria a Unidade de Julgamento Singular, que atuará em primeira instância nos processos fiscais. O órgão, composto por até três julgadores, será responsável por analisar e decidir os casos iniciais, antes da possibilidade de recurso ao Conselho.

Com essas inovações, o processo administrativo tributário de Guaramirim passa a contar com duas instâncias formais de julgamento, garantindo ao contribuinte direito à ampla defesa e ao contraditório.

A legislação estabelece ainda prazos, regras de intimação, etapas de recurso e procedimentos de revisão, assegurando que os processos sejam conduzidos com clareza, imparcialidade e base técnica.

As pautas e decisões do Conselho serão publicadas no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura, ampliando o controle social e a transparência sobre os processos tributários.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites