Conhecido como Bubi Hertel, Walter Carlos era o último pracinha de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, que participou da Segunda Guerra Mundial.
O ex-combatente era um participante ativo das ações que celebravam o Dia da Vitória e outros eventos relacionados à participação do Brasil no front italiano, em 1945.
Em 2019, Bubi Hertel, recebeu o titulo de Cidadão Benemérito da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Já em 2020, com 100 anos, o ex-militar lançou o livro “Diário da Segunda Guerra Mundial”.
Hertel também atuou como relojoeiro dos anos 1940 até 2008. Foi um dos membros da primeira orquestra da SCAR ( Sociedade Cultura Artística). Em 1968 foi um dos fundadores da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), sendo o primeiro tesoureiro da entidade.
Como esportista em diversas modalidades, em 15 de novembro de 1939, o ex-combatente fundou o Clube Atlético Baependi e o clube de bolão “Az de Ouro”.
Luto de três dias em Jaraguá do Sul
Em função do falecimento de Walter Carlos Hertel, a Prefeitura de Jaraguá do Sul decretou luto oficial de três dias no município. A Câmara de Vereadores da cidade também emitiu uma nota de pesar.
O velório de Walter Carlos Hertel acontece na Capela Maria Leier e o sepultamento está marcado para às 16h desta quinta-feira (1º).