A segunda edição do Feirão de Empregos de Jaraguá do Sul superou todas as expectativas dos organizadores do evento, idealizado pela Prefeitura e com a parceria de entidades do setor produtivo, empresas e instituições de ensino com o objetivo de divulgar oportunidades no mercado de trabalho e estimular a qualificação de mão de obra no município e região.
A totalização de pessoas que foram à Arena Jaraguá ainda está sendo consolidada pelas empresas participantes, mas a presença de público já é considerada superior ao número de visitantes que esteve na primeira edição, realizada no ano passado no Parque de Eventos. Segundo a avaliação inicial, pelo menos 25 mil pessoas passaram pela Arena no sábado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Thiago Sarmanho destaca que a edição deste ano apresentou importantes diferenciais que qualificam ainda mais o evento como mais uma ferramenta de atração de empregos e de qualificação do mercado de trabalho. Segundo ele, as empresas cadastraram muitos currículos de candidatos qualificados, que agora formam uma base de dados para as áreas de RH ocuparem suas vagas durante o ano. Um dos muitos casos é de uma grande empresa que arrecadou mais de 800 currículos de pessoas que buscam oportunidades em quadros de maior nível de especialização.
Thiago assinala ainda que no esforço do município para manter elevados os índices de mão de obra ocupada, o programa Qualifica Jaraguá terá novas turmas a partir de março. Trata-se de uma ação que busca qualificar os trabalhadores empregados e também abrir oportunidades de trabalho para quem está fora do mercado, subsidiado pela Prefeitura e empresas parceiras, e operacionalizado pelo SENAI.
Na abertura do evento, o prefeito Jair Franzner disse que o Feirão demonstrou mais uma vez a capacidade de mobilização da comunidade, com o envolvimento da administração pública, iniciativa privada, entidades da sociedade civil e um grande número de voluntários integrados ao Feirão para recepcionar o público e dar toda a assistência no encaminhamento de vagas.
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, também destacou a qualidade do evento, que este ano foi transferido para a Arena como forma de oferecer melhores condições ao público. Segundo Ana Clara, o sucesso se deve à integração de todos os setores que se engajaram ao projeto.
Representando a Fiesc, a gerente regional do Senai e Sesi Daren de Basso Souza disse que o feirão é um movimento da cidade, e por isto o projeto iniciado no ano passado ganhou corpo e de forma positiva vem colaborando para que Jaraguá seja cada vez mais um lugar de oportunidades. Chamou a atenção dos organizadores do evento, a presença de pessoas de outras regiões do estado e do País, que souberam do feirão e se deslocaram até a Arena.
Thiago Sarmanho cita a presença de um casal do interior de São Paulo, com uma filha, que veio visitar a cidade e foi direto ao Feirão com as malas de viagem. “O casal relatou que já acompanha muitas ações de Jaraguá pelas redes sociais e decidiu vir conhecer a cidade de perto, aproveitando a realização do evento para quem sabe buscar uma oportunidade de mudança”, comentou.
No sábado, mais de 70 empresas e 10 instituições de ensino profissionalizante ocuparam a área de mais de 10 mil metros quadrados da Arena, colocando à disposição de jovens e adultos mais de 2 mil vagas de trabalho e mais de 100 cursos de qualificação, muitos deles oferecidos gratuitamente. O evento aproximou empresas e instituições de pessoas que estão fora do mercado de trabalho, que estejam empregadas e buscam mudança de área de atuação e jovens sem maior experiência em busca do primeiro emprego.
No Feirão de Empregos também foram apresentadas 450 vagas para Pessoas Com Deficiência (PCDs) e 150 vagas para menores-aprendizes. No local, os interessados contaram com o apoio das equipes de RH das empresas, inclusive com ambientes para entrevistas, e integrantes do Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS deram orientações sobre preenchimento de currículos.
O evento inovou também colocando à disposição dos visitantes intérpretes de libras e tradutores nos idiomas inglês, francês e espanhol. outra inovação que deu certo, de acordo com as empresas de ônibus, foi a colocação de uma linha exclusiva do terminal até a Arena, que precisou contar com veículos extras para atender a demanda.
O 2º Feirão do Empregos de Jaraguá do Sul é organizado pela Prefeitura em parceria com Fiesc, Sesi, Senai, IEL, ACIJS, CDL, APEVI, ABRH, Sebrae, Senat, Senac e Sesc.