A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretora de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, liberou nesse domingo (17), a passagem de veículos pela Rua João Januário Ayroso, no cruzamento com a Rua Luís Bortolini, no limite entre os bairros Jaraguá Esquerdo e São Luís. A passagem estava interrompida desde o dia 23 de novembro para a instalação das galerias no Ribeirão Martins.
Apesar da liberação, a obra só será finalizada no início de 2024, quando serão instaladas mais algumas galerias e defensas laterais. A calçada – no final da ciclofaixa – será compartilhada por ciclistas e pedestres.
A passagem será alargada proporcionando mais espaço na pista de rolamento. Como a obra ainda não está concluída, por medida de segurança, foram instalados cones e cerquites (tela tapume perfurada) nas laterais da estrutura. A recomendação é para que ciclistas e pedestres continuem utilizando a passarela provisória ao lado das galerias. “Esta orientação é para evitar possíveis acidentes. É uma via de trânsito intenso, então, será mais seguro pedestres e ciclistas continuarem utilizando a passarela”, explica o diretor de Trânsito, Gilmar Marietto.
Quanto ao itinerário do transporte coletivo, Marietto informa que voltará ao normal nesta terça-feira (19).
O engenheiro da empresa Infrasul, Micael Dalpisol, responsável pela obra, disse que houve um esforço para liberar a passagem dos veículos durante o final deste ano e início de 2024, e que o local foi bem sinalizado para garantir a segurança de todos. “Mas é importante que a passarela continue sendo utilizada até a conclusão da obra”, reforçou.