No sistema público de saúde (via SUS), existem vários tipos de atendimentos. Para que tudo funcione bem há uma organização em diferentes níveis de atenção e assistência à saúde. Para reduzir o tempo de espera do paciente, evitar transtornos ou deslocamentos desnecessários é importante que a população conheça esses serviços e saiba onde procurar pelo atendimento que precisa.
Unidade Básica de Saúde (UBS)
É a porta de entrada do SUS, onde são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. Quando necessário, o médico da unidade solicita o encaminhamento do paciente a outros serviços de saúde.
As consultas são agendadas e por demanda espontânea. As UBSs atendem em diferentes horários. Confira os endereços e horários de atendimento: [CLIQUE AQUI].
Durante as férias coletivas de fim de ano haverá plantão em algumas unidades.
Confira: [CLIQUE AQUI].
Quando você deve procurar uma UBS
Procedimentos em geral:
Troca de Sondas e cateteres
Vacinação
Exame laboratorial
Teste rápido
Curativo
Nebulização
Retirada de pontos
Acompanhamento Bolsa Família
Aferição de pressão arterial e glicemia
Atendimentos:
Encaminhamentos para especialistas
Confirmação de consultas e exames especializados
Troca e renovação de receitas
Acompanhamento Pré-Natal
Preventivo
Sintomas leves de gripe e resfriado
Dor de garganta
Dor de cabeça
Dor de ouvido
Dor na coluna
Dor de barriga
Dor de dente
Febre
Vômito e diarreia
Acompanhamento de hipertensão e diabetes
Atendimento de rotina (consulta, exame, tratamento, etc)
Mal-estar
Conjuntivite
Unha encravada
Traumas e ferimentos leves
Tonturas
Serviços oferecidos pela UBS:
Consultas: médicos e enfermeiros realizam consultas para diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças para todas as faixas etárias. Em algumas unidades há a presença de especialista Pediatra.
Crianças e adolescentes: Acompanhamento de puericultura / avaliação do crescimento de desenvolvimento da criança / consulta de rotina / exames com médicos, enfermeiros e pediatras.
Atendimento de enfermagem: profissionais de enfermagem realizam procedimentos como vacinação, curativos, coleta de exames, triagem e orientações de saúde.
Atendimento odontológico: algumas UBS contam com serviços odontológicos, realizando desde procedimentos básicos de higiene até procedimentos mais complexos.
Ações de prevenção e promoção de saúde: campanhas de vacinação, ações para combate ao tabagismo, orientações sobre alimentação saudável, saúde na escola, saúde nas empresas, entre outras.
Acompanhamento de doenças crônicas: para pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, entre outras, realizando exames e orientando sobre a importância do controle da doença.
Distribuição de medicamentos: as farmácias básicas distribuem gratuitamente medicamentos prescritos pelos profissionais do SUS.
Pronto-Socorro
Unidade que deve atender casos de alta complexidade, urgências e emergências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, ortopédicas e neurológicas encaminhados pelas UBSs ou levadas por ambulâncias. Tem mais recursos tecnológicos de intervenção que uma unidade de saúde. Funciona diariamente, 24 horas. A gravidade do risco – e não a ordem de chegada – determina a rapidez com que o paciente será atendido.
Quando você deve procurar um hospital
Casos de risco à vida, como:
Acidentes graves de trânsito
Suspeitas de infarto, acidente vascular cerebral, entre outros
Situações que necessitem de intervenção médica imediata
Serviços oferecidos pelos hospitais:
Atendimento de urgência e emergência: destinado para pacientes que apresentam problemas de saúde graves e precisam de tratamento imediato.
Internação hospitalar: disponibilidade de leitos para internação de pacientes que precisam de tratamento mais prolongado.
Atendimento especializado: os hospitais contam com médicos especialistas em diversas áreas, que realizam consultas e procedimentos específicos para diagnóstico e tratamento de doenças. Sempre com indicação ou encaminhamento médico.
Exames de diagnóstico: exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética, endoscopia, entre outros, para auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças. Sempre com indicação ou encaminhamento médico.
Cirurgias: realização de procedimentos cirúrgicos em pacientes que precisam de intervenção para tratamento de doenças.
Pediatria
Em caso de necessidade de atendimento para crianças, a pessoa deve procurar sua UBS de referência, de acordo com o horário de funcionamento da unidade. Em casos de urgência e emergência, o Hospital Jaraguá é a referência.