A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, informa que foi concluído o processo licitatório conduzido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) para a contratação dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos e recicláveis.
De acordo com nota técnica emitida pelo CIMVI, a empresa Mecanicapina Limpeza Urbana Ltda. foi declarada vencedora do certame e iniciará os trabalhos no município no dia 16 de novembro. A data marca o início do novo contrato, logo após o encerramento das atividades da atual prestadora, HMS Transportes e Locação de Caçambas Ltda., cujo último dia de operação será 15 de novembro.
O processo licitatório, lançado em abril deste ano, contou com quatro licitantes habilitadas e passou por etapas de análise, recursos e revisões pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). Em 14 de outubro, o TCE emitiu a Decisão Singular GCS/GSS-896/2025, revogando as medidas cautelares e autorizando o prosseguimento para homologação e formalização do contrato com a nova empresa.
A administração municipal acompanhou de perto todo o processo, diante da necessidade de restabelecer a normalidade e eficiência da coleta de lixo orgânico e reciclável no município. Representantes da Prefeitura participaram, inclusive, de uma reunião com conselheiros do Tribunal de Contas no último dia 30, com o objetivo de se atualizar sobre o andamento do processo e cobrar agilidade nos trâmites.
A Secretaria de Infraestrutura reforça que a transição foi planejada para garantir a continuidade dos serviços de coleta e transporte de resíduos, sem prejuízo à população. O percurso e os horários da coleta seguirão os mesmos.
Segundo o engenheiro químico André Moro da Silva, técnico responsável do CIMVI, a mudança ocorre de forma organizada e coordenada entre os municípios consorciados, assegurando que não haja interrupções durante o período de transição.