A valorização da prática do ciclismo é o tema dessa semana em Jaraguá do Sul. A comemoração foi incluída no Calendário Oficial do Município em 2017, por meio de lei municipal, e busca promover a conscientização sobre o meio de transporte e políticas públicas que incrementem o seu uso.
As bicicletas são amplamente usadas em Jaraguá do Sul, e sua presença é refletida na malha de ciclovias no município. Somente ciclovias superam os 90 quilômetros no município. Ao incluir outras vias, como rotas e calçadas compartilhas e partilhadas, a malha total de Jaraguá do Sul sobre para 105 quilômetros.
O município conta hoje com quase 58 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas para cada 100 mil habitantes, número que supera a média de capitais brasileiras como Palmas (TO), com 30,73 quilômetros por 100 mil habitantes e Florianópolis (SC), com 26,49 quilômetros por 100 mil habitantes, cidades no topo do ranking divulgado pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas.
A lei que criou a comemoração regra que a terceira semana do mês de outubro de cada ano será dedicada à temática. Nos objetivos da comemoração, estão a difusão do uso da bicicleta – tanto como meio de transporte como de exercício físico -, incrementar a qualidade de vida, buscar soluções para a inclusão dos ciclistas na mobilidade da cidade por meio de ciclovias e desenvolver o respeito mútuo entre pedestres, ciclistas e motoristas.