Após intensa mobilização de moradores, campanha #ficadarcifranke ganha força nas redes sociais e visa reverter decisão de fechamento da escola no Bairro São Luis. Na quinta-feira à noite (17/10), pais e filhos lotaram o auditório da unidade de ensino em protesto contra a decisão do Governo Estadual.
Os Deputados de Jaragua do sul, muito aguardados, Vicente Caropreso (PSDB) e Antidio Lunelli (MDB), não compareceram. Caropreso encaminhou seu assessor, jean Leteprecht. A RBN entrou em contato com Jean e Caropreso, logo depois da assembleia, mas ainda não obteve retorno.
A Deputada de Chapecó, Luciana Carminatti (PT), que é professora e integra a Comissão Estadual da Educação, foi a única representante da Assembleia Legislativa que, efetivamente, participou ao vivo do encontro, por videoconferência.
Entre os vereadores da atual legislatura, somente Sirley Shappo e Nina Camello participaram. Da nova legislatura, além da própria Sirley, também participaram os vereadores eleitos Fernando Alflen (PL) e Israel Cany (PL). O coordenador regional da educação, Leopoldo Diehl, também esteve presente.
Em entrevista na manhã de hoje no Portal RBN, os professores Edemilton dos Santos, Lucimar Mader e Lilian Bilibio, que também é presidente da APP, agradeceram a participação dos pais e informaram que uma comissão será criada para continuar todos os encaminhamentos que forem necessários pela permanência da escola no bairro. Os organizadores vão buscar o apoio de mais lideranças políticas, o próprio prefeito eleito de Jaraguá do Sul e buscar uma audiência com o Governador Jorginho.
Ouça a entrevista nos players abaixo:
Lilian Bilibio
Edemilton dos Santos
Lucimar Mader