Os dois candidatos a prefeito de Massaranduba, Moacir Kasmirsk (UB) e Odenir Deretti (PP) decidiram não participar do debate eleitoral na RBN. O programa estava previsto para 05 de setembro nos estúdios da RBN e seria o primeiro encontro de candidatos da região. Na quinta-feira (15), à tarde, os candidatos enviaram mensagens para a RBN informando, de forma definitiva, que não participariam do debate, sugerindo a realização de entrevistas. Nos dias anteriores a RBN já havia recebido informações de que as coligações estavam avaliando a não participação em debates, o que sugere que a decisão ocorreu provavelmente em decorrência de um acordo entre os dois candidatos ou suas assessorias.
O Coordenador de Jornalismo da emissora, Roni Oliveira, lamentou a decisão dos candidatos mas salientou que o direito do candidato de querer ou não participar dos debates, precisa ser respeitado. No entanto, entende que a comunidade perde com a falta de um encontro onde os postulantes à prefeitura, profundos conhecedores do município, pudessem ser questionados ou contestados por seu opositor sobre o futuro de Massaranduba. “A gente faz o nosso papel como emissora de rádio, disponibiliza o espaço para que democraticamente os candidatos possam convencer a sociedade de que serão a melhor escolha na hora do voto. Mas a escolha de participar ou não, é deles”, finalizou o Coordenador.
ENTREVISTAS
Momentaneamente, o Departamento de Jornalismo confirmou entrevistas somente para Jaraguá do Sul. A emissora ainda aguarda mais detalhes e informações da Justiça Eleitoral sobre o horário eleitoral obrigatório no rádio, e os spots diários de inserções determinados para cada coligação, para avaliar eventuais entrevistas para os municípios da região.