Conhecer para preservar. Com este objetivo, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) promove até o dia 31 deste mês, das 10 às 22 horas, no Jaraguá Park Shopping a exposição gratuita “Conhecendo a Fauna da Região” composta por 21 animais selvagens taxidermizados além quatro caixas de insetos (borboletas, aranhas, etc.) algumas mudas de árvores, todos nativos das matas do Município. A iniciativa faz parte das comemorações do aniversário de 18 anos da Fujama.
Ali, o público vai poder ver de perto espécimes como gato-do-mato, tamanduá-mirim, tatu, jacaré-de-papo-amarelo, lagarto teiú além de aves como arara, papagaio, coruja, gavião, entre outros. Os visitantes, boa parte crianças, ficam encantados “Que bicho é esse mesmo?”, perguntou a pequena Gislaine de apenas cinco anos à sua mãe, Gisela Straube.
“Grande parte dos animais resgatados são devolvidos à natureza após avaliação veterinária. No entanto, há aqueles que já são encontrados mortos ou não que sobreviveram por estarem muito feridos no momento que são recolhidos. “Neste caso, são encaminhados para taxidermia. A ideia é conscientizar à população quanto a necessidade de preservar estes espécimes, importantes para biodiversidade local”, ponderou o presidente da Fujama, Ivo Schmitt, presente no lançamento da exposição ocorrida nesta terça-feira (17).
Outra atração da mostra de aniversário da Fujama são os painéis feitos a partir de imagens capturadas por armadilhas fotográficas de animais selvagens da região em seu habitat. A variedade é de espécimes registrados pelas câmeras é grande, mas duas chamam a atenção: a de uma onça-parda e uma anta adultos. “Isto comprova variedade de espécies que habitam as matas no entrono da nossa cidade e mostra a necessidade de se preservar cada vez mais estes ambientes”, emendou Schmitt.