A reforma da Ponte Pênsil Freimundo Keiser, ligando as estradas Elsa Trapp Meier e Alvino Germano Lenz, sobre o Rio Jaraguá, em Garibaldi, está no segundo mês de trabalho. A previsão é concluir a restauração no mês de junho. Já foram instalados os blocos de fundação dos pórticos e de ancoragem dos cabos de aço, bem como os pórticos de madeira (traves) e os cabeamentos principais.
O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Otoniel da Silva, informou que está em execução o tabuleiro de madeira de itaúba, que compreende a colocação das vigas e das tábuas do assoalho, e na sequência serão colocados os tirantes de sustentação.
“Na última etapa da revitalização serão feitos os ajustes dos cabos de sustentação e tirantes, de acordo com a carga exercida sobre a ponte, levando em consideração o peso da própria estrutura. Na sequência serão colocados os cabos secundários, a tela galvanizada lateral para proteção dos pedestres e feitos os ajustes finais”, disse.
A Ponte Pênsil Freimundo Keiser foi tombada como patrimônio histórico em dezembro de 2012. Devido a essa condição, é necessário procedimentos especiais no processo de restauro. As reformas não podem descaracterizar o imóvel tombado.