Deputado quer que pitbulls sem focinheira sejam barrados em condomínios de SC

Tramita na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) um projeto de lei que pretende proibir que animais da raça pitbull – e outras raças “notadamente violentas” – circulem em condomínios sem o uso de focinheira. O texto, de autoria do Deputado Oscar Gutz (PL), justifica que a proposta surgiu a partir da “crescente preocupação com a incidência de incidentes envolvendo cães de determinadas raças conhecidas por sua agressividade”. O projeto de lei prevê advertência, multa e até apreensão do animal, aos tutores que transitarem sem os dispositivos de segurança.

Além de pitbulls, outras raças podem ser proibidasDe acordo com a justificativa, o projeto visa “resguardar a integridade física e a tranquilidade dos condôminos, bem como de visitantes e transeuntes que frequentam as dependências do condomínio”.

Lista das raças que integram o rol daquelas consideradas violentas:

Pitbull e assemelhados;
Rottweiler;
Dobermann;
Presa Canário;
Chow-chow;
Cane Corso;
Dogo Argentino.

A matéria cita ainda que os cães de raças não citadas, mas que apresentem características semelhantes de agressividade ou tamanho considerável, também devem fazer uso de guia curta e focinheira, “inclusive aqueles que pesem mais de 20kg e conduzidos por pessoas que não possuam condições físicas para o adequado domínio do animal”.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites