350 mil mudas para hortas comunitárias de Jaraguá do Sul

No município de Jaraguá do Sul existem 55 hortas comunitárias, distribuídas em 22 bairros. Espaços que estavam ociosos, com mato alto, que por meio do Programa Germinar – que virou lei em 2017, se tornaram áreas produtivas que alimentam muitas famílias. As áreas verdes urbanas cultiváveis na cidade são imensas, algo em torno de dois mil imóveis, e só depende da comunidade demonstrar interesse em utilizar.

Para se ter uma ideia, no ano de 2023, foram distribuídas 250 mil mudas para as hortas comunitárias. “Até o momento já distribuímos 103 mil e a meta é fechar 2024 com 350 mil mudas”, conforme o encarregado de produção vegetal urbana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Wilmar Roweder.

Quando é definido o uso de alguma área verde o município cede o terreno, faz a limpeza do imóvel, deixa os canteiros prontos para o plantio e fornece os insumos (adubo) e as mudas – que podem ser retiradas toda sexta-feira.

Caso haja interesse da comunidade em criar uma horta comunitária em algum bairro da cidade, precisa cumprir certos requisitos, como ter um grupo com no mínimo seis famílias que se enquadrem nas normas vigentes.

As pessoas interessadas em implantar ou participar de um horta comunitária, podem entrar em contato com o telefone (47) 98422-2029 com Wilmar.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

RBN 94,3 FM

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites