Na sessão de segunda-feira (24/06), o benefício do 13º salário para vereadores de Schroeder foi aprovado, em regime de urgência, por cinco votos contra a três. Adriano Furtado (PL), Eroldo Wudke (PODEMOS) e Claudimir Lindner (REPUBLICANOS), votaram contra e expuseram o seu ponto de visita durante a sessão. Foram contestados pelos vereadores Everaldo Coelho (PSDB) e Ana Claudia (MDB). Ana e Eroldo, inclusive, chegaram a protagonizar uma princípio de animosidade numa breve discussão. (Veja vídeo abaixo).
Também votaram a favor do 13º, os vereadores Ildemar Zos (PP), João de Avila (PSDB) e José Adair (PP). O presidente Manoel Burgardt (MDB) não precisou votar. Ele só vota em caso de necessidade de desempate.
Na manhã seguinte, terça-feira (25/06), quando o Programa Portal RBN destacou a notícia em primeira mão, a partir das 06 da manhã, os vereadores foram provocados pelo jornalismo da RBN para que entrassem em contato e expusessem seus pontos de vista. No entanto, apenas Eroldo Wudke retornou. (Ouça a opinião dele no player abaixo).
Antes da aprovação do 13° para a próxima legislatura, os vereadores também aprovaram o 13º para o prefeito e vice a partir de 2025.