Na sessão dos vereadores de Jaraguá do Sul de quinta-feira (23), a vereadora Sirley Shappo (NOVO), usou a tribuna para criticar o preconceito racial sofrido pela modelo Pietra Travassos, 18 anos, eleita Miss Santa Catarina 2026, representando a cidade de Siderópolis. A parlamentar lamentou que, mais do que a escolha, chamou atenção nas redes sociais não foi a escolha e sim o racismo demonstrado nas postagens contra o fato da eleita ser uma mulher negra para representar o estado. Ouça parte da fala da vereadora no player abaixo.
Entre as mensagens ofensivas proferidas contra a jovem, internautas afirmaram que ela teria sido “eleita por cota” e compararam sua vitória de forma depreciativa, com frases como “Santa Catarina não é um zoológico”.
“Infelizmente, o racismo ainda tenta apagar o brilho que não consegue compreender. Mas não há coroa mais bonita do que aquela que desafia padrões e abre caminho para tantas outras”, afirmou a miss, ressaltando o simbolismo de sua vitória para jovens negras que sonham em ocupar espaços de destaque.

Vereadora Sirley na tribuna e Pietra, eleita Miss Santa Catarina (Foto: CMJGS/Redes Sociais)