A Ponte do Portal, sobre Rio Itapocuzinho no limite dos municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim, inaugurada em fevereiro deste ano, com a liberação do túnel de acesso ao Bairro Recanto Feliz, está gerando muita reclamação dos usuários, especialmente pedestres e ciclistas, em função da falta de iluminação. Mulheres relataram na redação da RBN que estão preferindo pular a mureta que divide a pista duplicada, correndo o risco de atropelamento, do que fazer a travessia pelo túnel. Elas alegam que a escuridão do túnel pode esconder eventuais criminosos para assaltos, roubos ou assédio.
No local, a reportagem da RBN constatou que a situação é realmente preocupante. Dentro do túnel, o usuário não tem nenhuma visibilidade e no escuro pode se deparar com animais como capivaras ou até mesmo pisar em cobras ou outros animais peçonhentos, além dos eventuais riscos da criminalidade.
A RBN entrou em contato com a Secretaria Estadual de infraestrutura, mas não obteve respostas. Em Guaramirim, o Vereador Osvaldo Barbosa (PP), que já estava cobrando a falta de iluminação desde a inauguração voltou a falar sobre o assunto na sessão de terça-feira (04). Segundo ele, o deputado Maurício Peixer (PL) e o prefeito Adriano Zimmermann (PL), haviam se comprometido em resolver o problema uma parceria entre Estado e Município. Barbosa espera que eles agilizem a implantação da iluminação.



Vereador Osvaldo Barbosa