O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã chegaram a um acordo para um cessar-fogo. Segundo ele, o conflito será completamente encerrado a partir desta terça-feira (24). Até o momento, porém, nenhum dos dois países confirmou oficialmente o acordo.
De acordo com Trump, as operações militares que ainda estão em andamento devem ser concluídas nas próximas horas. Depois disso, os ataques serão suspensos e, em até 24 horas, o conflito será oficialmente encerrado.
“Partindo do princípio de que tudo funcionará como deve — e isso acontecerá —, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a resistência, coragem e inteligência para encerrar o que deve ser chamado de ‘A Guerra de 12 Dias’”, declarou o presidente americano nas redes sociais.
Trump também afirmou que, sem o cessar-fogo, o conflito poderia se prolongar por anos e ter consequências devastadoras para todo o Oriente Médio.
O comunicado de Trump ocorre em meio a uma escalada de tensões na região. No domingo (22), ele chegou a defender uma mudança de regime no Irã. Dois dias antes, os Estados Unidos haviam realizado bombardeios em território iraniano.
Minutos antes do anúncio do cessar-fogo, a imprensa estatal iraniana reportou explosões em várias cidades do país. Ao mesmo tempo, autoridades do Irã teriam emitido ordens para que moradores israelenses deixassem algumas regiões, intensificando o clima de insegurança.
Fonte: G1