Prefeitura inicia hoje o Programa Ação Frio Intenso. A informação é da Secretária de Assistência Social, Bianca Uber, após ser procurada pelo jornalismo da RBN sobre a falta de vagas na Casa de Passagem. Segundo ela, novas dez vagas serão abertas na Casa de Passagens, totalizando 30, e outras vagas poderão ser aberta no CREAS, visando possibilitar espaço para abrigar pessoas em situação de rua durante o inverno. Além de local para tomar banho, o espaço servirá café da manhã, almoço, janta e pernoite. Bianca lembrou que a ação é desenvolvida todos os anos para viabilizar “mais conforto e cuidado para as pessoas em situação de rua”. Nesta semana, um jovem morador de rua procurou a redação da RBN para reclamar a falta de leitos na Casa de Passagem. O Departamento de Jornalismo da RBN entrou em contato com a Secretária que retornou com a informação sobre a iniciativa da Ação que começa hoje.
DA ASSESSORIA
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, lança nesta terça-feira (21), o Plano de Ação Frio Intenso 2024. O objetivo do trabalho é atender pessoas em situação de rua durante o período de temperaturas mais baixas. As ações compreendem a intensificação do trabalho de “busca ativa”, com o mapeamento da cidade a fim de identificar a incidência de pessoas em situação de rua. A intenção é orientar essas pessoas sobre o perigo da exposição às baixas temperaturas e informar sobre a possibilidade de acolhimento com pernoite na Casa de Passagem que funciona no bairro Chico de Paulo.
O trabalho também prevê orientações voltados às equipes da Assistência Social no que se refere ao acolhimento, higiene pessoal e alimentação dessas pessoas.
Além das 20 vagas disponíveis na Casa de Passagem, a Secretaria estará abrindo outras 10 vagas de pernoite, especificamente, para a Ação Frio Intenso. Caso haja necessidade (frio intenso no período noturno e superlotação da Casa de Passagem), a estrutura do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no bairro Nova Brasília será usado como espaço alternativo para os pernoites (sas 18h30 às 6 horas do dia seguinte).
A Abordagem Social, atende pelo número 153, principalmente após as 22 horas, caso seja identificada uma pessoa em situação de rua que necessite de acolhimento.