Professores da Rede Municipal de Educação de Jaraguá do Sul e de Corupá participaram no dia 28 de março do Seminário “Leitura e escrita na educação infantil”. O encontro, no auditório da Católica, encerrou o cronograma do Programa Formativo Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).
No âmbito do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Jaraguá do Sul assumiu, em 2024, a participação no LEEI – Região Sul. O processo formativo ocorreu por meio de encontros presenciais e virtuais, totalizando 120 horas. No seminário final, os professores de Jaraguá do Sul e de Corupá tiveram a oportunidade de apresentar os temas estudados e discutidos ao longo dos encontros presenciais. Além disso, o evento incluiu as palestras “Observar, documentar, planejar e agir: abrindo caminhos para a prática”, ministrada pela professora Dra. Cristiane Theiss Lopes, e “Crianças e a prática de leitura e escrita: como leitores e autores”, ministrada pela professora Dra. Cleide dos Santos Pereira Sopelsa.
Jaraguá do Sul, como Polo Intermunicipal que atende também o município de Corupá, conta com uma rede municipal de ensino que atualmente atende 3.715 alunos matriculados na Pré-escola, distribuídos em 27 Escolas de Educação Básica e 14 Centros de Educação Infantil. Ano passado, 120 professores da rede municipal de Jaraguá do Sul e de Corupá participaram do projeto.
“A oferta de formação continuada de qualidade para esses profissionais é essencial, proporcionando momentos de estudo, discussão, troca de ideias e experiências. Esse processo busca aprimorar a prática pedagógica e, consequentemente, melhorar o ensino e a aprendizagem, pois possibilita a construção de repertório de estratégias para estimular o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita das crianças de forma adequada a sua faixa etária”, explica a secretária de Educação, Iraci Muller.
Conforme o cronograma do projeto, a realização do Seminário Final foi um passo necessário, seguindo as diretrizes da Coordenação Geral do LEEI Sul.
