SC não terá segundo turno nas eleições municipais pela 1ª vez após 24 anos

Com os prefeitos eleitos em primeiro turno nas três cidades mais populosas de Santa Catarina no domingo (6), Santa Catarina fica sem segundo turno nas eleições municipais de 2024. A última vez que isso aconteceu foi em 2000, há 24 anos.

Nas cidades em que poderia ocorrer uma disputa em dois turnos, por conta dos mais de 200 mil eleitores, ela foi definido com grande diferença.

Florianópolis, capital catarinense e segunda mais populosa do estado, o atual prefeito Topázio Neto (PSD) foi reeleito com 58,49%; Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, reelegeu Adriano Silva (Novo) com 78,69% dos votos; Blumenau, terceiro maior município, elegeu o Delegado Egidio (PL), com 51,40% dos votos.

Partidos vitoriosos

O Partido Liberal (PL), o mesmo do governador Jorginho Mello, foi o que mais elegeu prefeitos nas eleições. Foram 90 prefeituras dos 295 municípios do estado, o equivalente a 30,5%. O PSD ficou em quarto, porém ficou com duas das quatro cidades mais populosas do estado: a capital Florianópolis e São José.

Além da definição em primeiro turno, Santa Catarina teve outros destaques no pleito. No Litoral Norte, pai e filha foram eleitos prefeitos de Camboriú e Balneário Camboriú, cidades vizinhas. Leonel e Juliana Pavan, ambos do PSD, vão comandar os respectivos municípios.

Destaques

Em Balneário Camboriú, importante polo turístico e econômico de Santa Catarina e que atraia milhares de turistas, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi o mais votado. Conhecido como o ’04’, Jair Renan recebeu 3.033 votos e fará o seu primeiro mandato como político.

Com a eleição de Jair Renan, todos os filhos homens de Bolsonaro estão em cargos eletivos. A família ainda tem Flávio Bolsonaro (senador pelo Rio de Janeiro), Eduardo Bolsonaro (deputado federal por São Paulo) e Carlos Bolsonaro (vereador reeleito pelo Rio de Janeiro).

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites