Santa Catarina encerra 2025 com o melhor índice já registrado na qualidade de sua malha rodoviária estadual. Dados consolidados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade mostram que 84% dos 5,3 mil quilômetros de rodovias pavimentadas estão classificados como em condições ótimas ou boas.

O resultado consolida uma virada estrutural iniciada em 2023, com a implementação do Programa Estrada Boa.No início da atual gestão, o cenário era oposto. Levantamento da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina indicava que pouco mais de 26% das rodovias estaduais apresentavam boas condições de trafegabilidade. Em dois anos, o índice mais que triplicou, impulsionado por investimentos contínuos em obras estruturantes, revitalização, manutenção e ampliação da capacidade viária.
Ao longo de 2025, os recursos aplicados pela SIE ultrapassaram R$ 5,15 bilhões. Desse total, mais de R$ 3,7 bilhões foram destinados a obras estruturantes, cerca de R$ 1,45 bilhão a serviços de conservação e manutenção e aproximadamente R$ 858,8 milhões a convênios firmados com municípios. Somente neste ano, 721 transferências foram realizadas às prefeituras catarinenses, dentro de um universo de 2,4 mil convênios em andamento.
As ações abrangeram desde a recuperação profunda do pavimento até intervenções de segurança viária, como correção de curvas, recomposição de acostamentos, drenagem, contenção de taludes e implantação de dispositivos de proteção. O pacote de obras alcançou todas as regiões do estado, com impacto direto na mobilidade urbana, no escoamento da produção e na integração regional.
Entre os principais empreendimentos em execução ou concluídos estão a revitalização e ampliação da SC-401, em Florianópolis; a modernização da SC-108, no Sul e no Norte do estado; a duplicação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba; a revitalização da SC-477, no Planalto Norte; a construção de áreas de escape na Serra Dona Francisca; e a pavimentação da Serra do Corvo Branco, uma das ligações mais aguardadas da região serrana.
No Oeste e Meio-Oeste, rodovias estratégicas como a SC-120, SC-150, SC-283, SC-350 e SC-160 passaram por obras de revitalização, implantação ou ampliação de capacidade, fortalecendo o transporte agroindustrial, reduzindo custos logísticos e aumentando a segurança para usuários e trabalhadores que dependem dessas vias diariamente.
O programa também se destacou pelo caráter municipalista. Os convênios permitiram que cidades executassem obras de pavimentação urbana, acessos rurais e melhorias de mobilidade, descentralizando os investimentos e atendendo demandas históricas da população. Ao longo do ano, os repasses aos municípios somaram quase R$ 860 milhões.
Os reflexos da modernização viária vão além da infraestrutura. A melhoria das rodovias contribui para a redução de acidentes, diminuição do tempo de deslocamento entre polos regionais, aumento da competitividade do agronegócio, da indústria e do turismo, além da geração de empregos diretos nas obras e indiretos na cadeia produtiva.
Outro destaque de 2025 foi o avanço do Programa Estrada Boa Rural. Após a regulamentação da iniciativa, 70 municípios formalizaram pedidos de adesão, contemplando cerca de 350 quilômetros de estradas rurais a serem pavimentadas. O valor global dos projetos apresentados se aproxima de R$ 500 milhões, com expectativa de ampliação das adesões em 2026.
Para a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade, os números refletem um ciclo consistente de planejamento e execução. A avaliação interna é de que o salto na qualidade da malha rodoviária representa o maior avanço já registrado no estado, com obras distribuídas de forma regionalizada e foco na durabilidade das intervenções.
Ao final de 2025, Santa Catarina consolida um novo patamar de infraestrutura viária, com rodovias mais seguras, eficientes e alinhadas às demandas econômicas e sociais do estado
