A média global é o novo método para avaliar estudantes das escolas da rede estadual de Santa Catarina. A iniciativa visa promover uma avaliação mais contínua e formativa, permitindo que os estudantes tenham oportunidades de demonstrar o aprendizado, já que a média global é a média aritmética das notas finais de todos os componentes/disciplinas da matriz curricular.
A novidade atende à Resolução Nº 043, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC). Na prática, a média global integrará os resultados das avaliações parciais, trabalhos, atividades e outras formas de registro de aprendizagem, permitindo uma visão mais abrangente do aprendizado do estudante.
Anteriormente, a avaliação podia ser fragmentada e focada em provas específicas, enquanto agora a média global considera o conjunto das aprendizagens. Vale ressaltar que para ter direito à avaliação por média global os estudantes devem ter, no mínimo, 75% de frequência nas aulas.
“Nosso intuito é sempre garantir as melhores condições para que nossos estudantes possam se desenvolver. Esta mudança fará a diferença para ver o desenvolvimento do estudante como um todo, levando em consideração a avaliação por habilidades e competências, também prevista em resolução do CEE/SC”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
A partir disso, o intuito é melhorar a qualidade da avaliação e promover um acompanhamento mais efetivo do processo de aprendizagem dos estudantes. A ideia é evitar que um único momento de avaliação tenha um peso excessivo na nota final, permitindo que os estudantes tenham mais oportunidades para demonstrar seu conhecimento e evolução.