A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o cronograma de aplicação de fumacê em determinados bairros da cidade. A ação é uma das estratégias de combate ao Aedes aegypti. O fumacê é feito em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Na sexta-feira (8), a aplicação do inseticida será no bairro Tifa Martins, das 6h às 7h30. Cinco ruas foram mapeadas.
Confira as ruas
Rua Adelia Klein Ehllert, nº 581 ao nº 291 ambos os lados
Rua Silvio Piazera, nº 38 ao nº 225 ambos os lados
Rua Oscar Ehlert, nº 491 ao nº 231 ambos os lados
Rua Arthur Breithaupt, nº 579 ao nº 390 ambos os lados
Rua Madalena Pereira Coelho, nº 313 ao nº 207
Em caso de chuva a ação poderá ser reprogramada para outro horário.
Os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores.
A aplicação é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma “nuvem” de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.
O fumacê será aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.
As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).
Vale ressaltar que nesta quinta-feira (7), a aplicação do fumacê ocorrerá em cinco ruas do bairro João Pessoa.
Cuidados da população após a aplicação
Durante a aplicação, é essencial que os moradores deixem seus imóveis, mantendo portas e janelas abertas. Recomenda-se, ainda, a proteção de alimentos, animais domésticos, aquários, aves e abelhas antes do início da aplicação. O retorno ao imóvel é aconselhado 30 a 40 minutos após o término da aplicação.
Outras orientações incluem:
– Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
– Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).