A equipe enviada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul para a região de Roca Sales, no Vale do Taquari – uma das áreas mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul – chegou ao seu destino agora à tarde, mais de 30 horas após a saída aqui do pátio da Secretaria de Obras da Prefeitura. No trajeto de cerca de 600 quilômetros foram muitos os desafios enfrentados pela equipe, principalmente quanto aos acessos, tendo em vista que várias pontes ficaram destruídas e ainda há muitos locais com deslizamentos e interdições no estado gaúcho.
A equipe fez uma parada no Município de Caxias do Sul para deixar mais de 20 toneladas de donativos. No caminho entre Caxias e Roca Sales o maquinário daqui foi utilizado para liberar alguns acessos. Neste sábado a equipe vai seguir para o interior do Vale do Taquari, nas comunidades mais isoladas, para trabalhar na limpeza das áreas. “As pessoas aqui precisam de muita ajuda. Coisas básicas, de comida e água”, afirma Jaime Chrast Junior, da Secretaria de Obras.
O comboio conta com oito servidores, uma carreta e um caminhão prancha para transporte de máquinas pesadas, uma pá carregadeira, uma escavadeira, um caminhão pipa e dois caminhões caçamba. “Tem locais que o trânsito está no sistema pare e siga devido à destruição das estradas. É um cenário de caos, muito complicado”, menciona o servidor Jorge Inácio Andrade, que integra a equipe de Jaraguá do Sul.