Por: Alison Correa
Um raio atingiu manifestantes na tarde deste domingo (25) no Memorial JK, no Eixo Monumental, em Brasília, deixando 8 pessoas hospitalizadas em estado grave e outras dezenas atendidas no local. O grupo aguardava a chegada de uma passeata organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que encerra uma caminhada de sete dias com políticos de direita e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O incidente aconteceu pouco antes das 13h, durante forte chuva, surpreendendo os manifestantes e provocando correria e pânico. Bombeiros militares que já monitoravam o ato montaram uma tenda de emergência para os primeiros atendimentos.
Ao todo, 72 pessoas receberam algum tipo de assistência, das quais 24 precisaram ser encaminhadas a hospitais públicos da capital — 13 para o Hospital de Base e 11 para o Hospital Regional da Asa Norte.
Entre os hospitalizados, 8 estavam em estado grave. Alguns manifestantes que não se feriram fisicamente também precisaram de atendimento devido ao susto e à tensão provocada pela descarga elétrica.
O Corpo de Bombeiros reforçou a importância de cautela em eventos ao ar livre durante tempestades, lembrando que descargas elétricas podem atingir pessoas mesmo a metros de distância do ponto de impacto.
