A forte mobilização da comunidade modificou a decisão já anunciada de fechamento da Escola Darci Franke Welk, no Bairro São Luis. A RBN acompanhou todos os passos e os momentos de apreensão vividos pela comunidade escolar. Hoje de manhã (24/10), em entrevista ao vivo, nos estúdios da RBN, a Diretora Rosangela Hansen Kreutzfeldt, muito emocionada, agradeceu o empenho de todos, citando pais, professores, alunos e a Rádio RBN – “Agradecer muitíssimo mesmo a participação que vocês tiveram durante todo o movimento. Se nós pudemos ser ouvidos aqui dentro de Jaraguá, foi através da emissora de vocês”.
A Deputada e Presidente da Comissão Estadual da Educação, Luciane Carminatti, também falou ao vivo na RBN e, emocionada, destacou o empenho da comunidade. Luciane foi a única parlamentar que participou da primeira assembleia na Escola e revelou que ficou impressionada com a mobilização de todos. Na segunda-feira, a RBN já havia conversado, também ao vivo, com o Deputado Vicente Caropreso, que se mostrou revoltado com a decisão de fechamento da escola. Vicente está em missão legislativa na Itália.
Durante a semana derradeira, os alunos se mobilizaram numa grande ação e conseguiram, em menos de dois dias, duas mil assinaturas em abaixo-assinado. Outros três momentos importantes foram a participação expressiva na sessão de terça-feira (22), na Câmara de Vereadores; o abraço na escola, na terça-feira á noite, e a missão da comitiva que visitou deputados na quarta-feira (23), em Florianópolis.
Depois de tanta mobilização, sempre acompanhados pelo jornalismo da RBN, a Secretaria da Educação não teve outra alternativa. Primeiro, chegou-se a anunciar uma audiência pública para debater o assunto, depois admitiu-se, segundo a Deputada Luciana, que a audiência seria “chover no molhado” e apenas confirmaria que a comunidade não aceitaria o fechamento da escola. No começo da noite de quarta-feira (23), o Secretário da Educação, Arestides Cimadon, anunciou que a escola não seria fechada e que as matrículas para o ensino médio seriam reabertas. Era o fim da apreensão e um alívio para as duas semanas de tensão vividas pela comunidade, desde que as matrículas foram suspensas no dia 15 de outubro.
A escola militar, enquanto governo estadual e comando da PM, não encontrarem um novo prédio ou decidam pela construção de um novo prédio, seguirá funcionando provisoriamente na Escola Darci no período vespertino.
Veja nos links abaixo outras matérias produzidas pela RBN nas últimas semanas
Colégio Militar ficará definitivamente na Escola Darci Franke Welk
Polêmica: Comunidade reage contra fechamento de escola no Bairro São Luis
Vereador propõe moção de repúdio contra fechamento de escola no São Luis
Campanha #ficadarcifranke ganha força após assembleia de pais no Bairro São Luis
Governo anuncia audiência pública para debater Escola Darci Franke
https://www.instagram.com/p/DBOi2i9JNtm
https://www.instagram.com/p/DBOpqdVJDem