A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Schroeder está mobilizada para fortalecer a preparação dos estudantes da rede pública para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), por meio de um conjunto articulado de ações pedagógicas.
Entre as principais estratégias adotadas, se destaca a aplicação de um simulado de rede nas escolas municipais, com o objetivo de diagnosticar e aprimorar o desempenho dos alunos do 5º e 9º anos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
O simulado foi aplicado nas unidades escolares pelo formato de formulários, utilizando tablets. Após os resultados mapeados e devolutiva, cada unidade pôde elaborar ações pedagógicas direcionadas e personalizadas dentro da realidade de desempenho e fragilidades.
Os principais destaques: resolução de atividades com foco específico nas defasagens, utilizando diferentes recursos e suportes, a realização prévia dos questionários socioeconômicos, simulados com preenchimento de gabaritos, entre outros.
A mobilização em torno do SAEB reforça o papel da avaliação como instrumento de diagnóstico e tomada de decisões, além de fortalecer o trabalho coletivo entre gestores, professores, estudantes e famílias no município de Schroeder.
O professor Rodrigo da Silva, regente dos quintos anos da Escola Municipal Professora Sarita Beck Rezende, fez um diagnóstico deste período de atividades. “Para avaliar o desempenho dos alunos, não basta olhar só para as notas”, afirmou o educador.

“É importante observar como eles participam das atividades, se estão interessados e se conseguem aprender com os erros. Também vale prestar atenção em como eles interpretam as perguntas, organizam o tempo para responder e pensam de forma crítica”, completou.
“Além disso, devemos ver se os alunos estão ganhando confiança e usando o que aprendem no feedback para melhorar. Conversar com eles sobre as dificuldades e incentivar que estudem sozinhos, também ajuda bastante”, declarou o docente.
Desta forma, o professor Rodrigo da Silva conta que consegue entender melhor como os jovens estudantes estão se desenvolvendo, considerando todo o processo de aprendizagem e não só o resultado final na cidade do Norte de Santa Catarina.
“O processo de preparação, com simulados, tem ajudado os estudantes a se familiarizarem com o formato da prova e a se sentirem mais seguros. Usamos os resultados para identificar o que cada aluno precisa reforçar e, assim, adaptar o ensino para melhor ajudar”, destacou.
Segundo ele, os alunos também estão aprendendo a administrar o tempo e a interpretar as questões com mais atenção, o que é fundamental para o SAEB. Aliás, o professor Rodrigo da Silva recebeu o auxílio da orientadora pedagógica Cristiane Sabino.