Opinião 30.08: Edson, sindicato, BR e agosto lilás

EDSON JUNKES NA PREFEITURA

Se depender dos seguidores do vereador Rodrigo Livramento (NOVO), Edson Junkes seria eleito o novo prefeito de Jaraguá do Sul. O empresário do setor de confecções e comunicação teve cerca de 50% da preferência do eleitorado. Jair Franzner, atual prefeito e empresário do setor de alimentos, teve cerca de 30%. Outros 20% disseram que não votariam em nenhum dos dois. A corrida eleitoral está lançada. Outros nomes surgirão. Façam suas apostas. A enquete foi feita no instagram do vereador.

OBRAS PARADAS NA BR

As obras do governo estadual, na BR 280, estão praticamente paradas. Praticamente porque no Viaduto do Guamiranga encontrei meia dúzia de operários e uma máquina, em ritmo muito lento, quase parando. Meu deu impressão que a presença visava apenas não caracterizar abandono de obra. Nossa equipe esteve na Ponte do Portal e no Viaduto do Mannes. Não havia ninguém. Segundo moradores próximos, as obras pararam no ano passado, antes do Natal, e nunca mais foram retomadas.

COBRANÇAS

As obras da BR, em Guaramirim, foram incluídas no pacote de obras emergenciais citadas pelo Governador Jorginho Mello. Naqueles dias, entrevistei o Deputado Maurício Peixer (PL) e ele disse com todas as letras que as obras estavam andando normalmente. Falou com tanta veemência que até eu acreditei. Imagino que tenha confundido o lugar. Só pode. No mesmo dia, vários ouvintes contestaram sua afirmação. Vamos aguardar. Os políticos precisam defender e cobrar os temas de interesse da comunidade. Já estamos praticamente no mês 09. Se não baterem na mesa, terminamos o ano e essas obras não serão retomadas.

FARMÁCIA DO CENTRO

Nossa produção apurou nesta semana que a Prefeitura de Jaraguá do Sul já pagou em torno de 120 mil reais de aluguel no prédio que vai abrigar a nova farmácia do centro, ao lado do Banco do Brasil. Além disso vai gastar mais R$ 330 mil para reformar o prédio. Só no aluguel, serão gastos cerca de 250 mil reais por ano e o contrato se estende até o último ano da gestão do próximo prefeito eleito em 2024, totalizando R$ 1,1 milhão de reais.

DOAÇAO DE PRÉDIO

No centro da cidade, na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Terminal Urbano e a duas quadras do Shopping, a Prefeitura de Jaraguá do Sul tinha um prédio de dois pisos que poderia abrigar a Farmácia do centro e ou várias outras repartições do município, como SINE, JARI,  posto de atendimento tributário ou até mesmo um Pronto Atendimento Central de Saúde (24h). Falo do antigo prédio da Câmara de Vereadores. No entanto, o ex-prefeito Antídio Lunelli (MDB) teve a brilhante ideia de doar o prédio para o Governo do Estado ou para a Polícia Militar. E como gastamos fortunas em aluguéis, o fato me parece tão naturalmente indignante, que fiquei surpreso em não ouvir quase nenhum questionamento sobre isso, especialmente na Câmara de Vereadores.

POLÊMICA  SINDICAL I

O Presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fernando Almeida, fez uma moção sugerindo ao prefeito que suspenda os salários de dois servidores cedidos para o Sinsep. Alegou decisão recente do STF, uma situação em Criciúma e pediu apoio dos colegas pelo voto favorável. Almeida citou valores e disse que dois sindicalistas, que são servidores concursados, recebem da Prefeitura cerca de 700 mil reais em quatro anos. Houve pedido de vistas e o projeto foi retirado da pauta.

POLÊMICA SINDICAL II

A resposta ao vereador veio no Programa Plantão do Meio-dia. O Presidente do Sinsep, Luiz César Shorner, disse que recebeu com estranheza a sugestão de Almeida. Para ele, a mobilização tem claro objetivo de enfraquecer os representantes dos servidores nas negociações com a Prefeitura. Sugeriu que os vereadores fizessem também o levantamento de custo e retorno dos comissionados e gratificados, indicados pelos vereadores para cargos públicos na Prefeitura.

POLÊMICA SINDICAL III

Acho que assunto ainda var muito “pano pra manga”. Imagino que os servidores ficarão ao lado dos sindicalistas. Gostem ou não, o sindicato tem importância fundamental nas negociações coletivas com a prefeitura. Se não fosse o Sinsep, é bem provável que os professores de Jaraguá, até hoje, não estariam ganhando o piso nacional do magistério. E depois, se for pra falar em “despesas” aos cofres públicos, Shorner sugere puxar a ficha de todos os comissionados indicados por vereadores da base. E só pra lembrar, há bem pouco tempo, vários do PP foram exonerados por causa de um atrito político. Se fossem tão importantes ou relevantes assim, não seriam desligados tão facilmente. Além disso, teve outros suspeitos de lesar os cofres públicos em supostos desvios do Samae. O caso ainda está sendo investigado.

SOBRE SINDICATOS

Virou moda no Brasil demonizar sindicatos como se fossem usurpadores do capital ou do serviço público. Muita gente não sabe, mas a presença de representantes de trabalhadores ou servidores na gestão do serviço público e até mesmo nos conselhos de empresas privadas, está previsto na constituição desde 88 (art. 7°, XI). Houve uma frágil tentativa nas estatais. No entanto, nunca foi devidamente regulamentado. Mas é muito comum na Europa. Volkswagen na Alemanha e Fiat na Itália, são alguns exemplos.

FEMINICÍDIO

Mais uma morte brutal e covarde foi registrada neste fim de semana. A violência contra a mulher impera por essas bandas. Os casos divulgados pela imprensa são poucos e raros. A grande maioria nem chega ao conhecimento das autoridades e outra parte muito grande nem chega ao conhecimento da imprensa, já que são denunciados diretos na DPCAMI, que não divulga números sobre seus atendimentos. O que ficamos sabendo são através de registros da PM. Vivemos uma pandemia de violência física, psicológica e patrimonial. Mulheres são humilhadas todos os dias. É preciso dar um basta nisso.

AGOSTO LILÁS

Os passos no sentido de reduzir a violência doméstica já estão sendo dados em Jaraguá do Sul. Neste mês, Procuradoria Mulher, Instituto Novo Amanhã, Instituto Borboleta, OAB, Casa Isabel, Rede Catarina/PM e CONDIM, se mobilizaram em várias ações. Entrevistas, palestras, caminhada… E nesta quinta-feira, dia 31, temos audiência pública sobre o tema na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

PASOLD E A SAÚDE

Estava em Jaraguá do Sul e acompanhei parte das duas gestões do ex-prefeito Irineu Pasold. A primeira, até 2000, quando assumiu como prefeito após a morte de Geraldo Wernighaus, e o início da segunda gestão, a partir de 2001. Pasold faleceu no último domingo com 78 anos. Sem entrar no mérito de outras questões, lembro de sua preocupação com o setor da saúde. Não havia tantas reclamações como hoje. Claro, eram outros tempos, a cidade cresceu, mas também havia menos recursos. Saúde sempre foi uma das bandeiras da RBN e de forma insistente sempre cobramos, de todos os gestores, melhorias no atendimento e no acolhimento das pessoas. Pasold, neste quesito, trabalhou muito melhor do que muitos prefeitos depois dele.

RECONHECIMENTO DOS ADVERSÁRIOS

Lideranças de associações de moradores da época de Pasold reconheceram nesta semana a maneira com que Pasold se relacionava com lideranças comunitárias. Valci Cardoso, da Figueira, e até mesmo históricos adversários políticos ligados ao PT na época, como Agostinho Zimermann (Viera), Justino da Luz (Estrada Nova) e Valdemar Prestes (Santo Antonio), destacaram a atenção dispensada pelo prefeito aos bairros. Por outro lado, Pasold teve Moacir Bertoldi como vice na primeira eleição e foi vice de Cecília Konell na segunda eleição em 2008. Entrei em contato com os dois nesta semana para que comentassem essas gestões. Não retornaram ou preferiram não se manifestar.

IRINEU E A IMPRENSA

Sempre que podia, desde a época de prefeito, Pasold não se furtava a dar explicações sobre as reclamações da comunidade. Tratava a imprensa com respeito. Até mesmo recentemente, ouvinte do Planto do Meio-dia, me enviava mensagens explicando ou esclarecendo um ou outro assunto que eram abordados no programa, especialmente relacionados às farmácias ou medicamentos. Descanse em paz Irineu.

Roni Oliveira Ribeiro é jornalista, radialista e advogado.
Apresenta os jornais Radar 94 (07h) e Plantão Meio-dia (12h).
Contatos: [email protected] | 3274-5555 | 98867-1127

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

RBN 94,3 FM

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites