Opinião 18.08: Baixaria, tumulto e bate-boca.

IMPEACHMENT REJEITADO

O pedido de afastamento do prefeito Chiodini foi rejeitado por 5 votos contra 4. O presidente da casa teve que votar para desempatar. Não houve surpresa. Gerson Peixer (PSD) votou contra e Maria Rosana (PSD), mesmo sendo de partido da base, confirmou sua independência e votou a favor. Segundo ela, votou pela sua consciência. Corajosa.

A VOTAÇÃO

O pedido de impeachment foi rejeitado pelos votos de Matias Tomczak (PP), Tiago Stoinski (PP), Admar Paludo (PP), Osvaldo Barbosa (PP) e Gerson Peixer (PSD). Votaram a favor do afastamento os vereadores Nilson Bylaardt (MDB), Jaime Decker (MDB), Ezequiel de Sousa (UB) e Maria Rosana (PSD).

FAVORES

Opositores alegam que Gerson Peixer (PSD), em troca do voto favorável,  vai assumir a presidência da Câmara de Vereadores a partir de outubro. Byllardt falou  isso na tribuna. Peixer não rebateu. Quem viver verá.

BAIXARIA

Vadio, Covarde e várias outras ofensas pessoais. Reprovável e vergonhoso os termos usados por alguns vereadores de Guaramirim durante a sessão, em suas manifestações. Faço cobertura em sessões de vereadores há mais de 30 anos. Já registrei embates até mais severos. Mas há muito tempo não testemunhava tanta falta de respeito e baixo nível. Claro que o calor do debate acirrou os ânimos. Mas não justifica.

JEFERSON

O Vereador Jeferson Cardozo (PL), de Jaraguá do Sul, foi fortemente criticado pelos vereadores de Guaramirim. A presença dele tumultuou a audiência e o presidente ameaçou acionar a PM para que ele fosse retirado do plenário. Mais tarde, alguns vereadores lembraram que ele, assim como Chiodini, também é réu em processo judicial. Poderia ter evitado este constrangimento.

DE NOVO

Já critiquei o Jeferson em outra oportunidade, pelo mesmo motivo. Acho que ele se desgasta desnecessariamente em algumas defesas, falas ou manifestações. Com a mesma pegada e mais moderado, tem potencial promissor. Mas, se mantiver um discurso destruidor e ácido, contra tudo e contra todos, até mesmo com parceiros políticos de Câmara, terá carreira política abreviada. É jovem. Tem tempo para amadurecer.

SUGESTÃO

E já que esteve na Câmara de Guaramirim, o Vereador Jeferson poderia se espelhar nos vereadores de lá e, como legislador, sugerir a mesma mudança que eles fizeram, na lei orgânica de Jaraguá do Sul. Guaramirim deu exemplo ao aprovar que, em caso de decisão judicial que afaste o prefeito, o vice-prefeito ou vereador, ainda que de forma temporária, o afastado perde o direito ao recebimento de seu salário enquanto perdurar o afastamento judicial. Dos municípios com prefeitos presos, foi o único. E que este exemplo também sirva aos vereadores de Schroeder, Massaranduba e Corupá.

PROTESTO

O protesto a favor ou contra o impeachment é legítimo e é um direito do cidadão. Eu mesmo fiz questão de reforçar em meus programas o horário da sessão e estimular a participação da comunidade, independentemente de suas convicções políticas.

GUARAMIRIM 73 ANOS

Guaramirim poderia ter sido poupada deste show de baixaria no mês do seu aniversário. Tem uma vasta programação com várias atrações envolvendo toda a comunidade. Hoje (18), tem apresentação da Orquestra Sinfônica, domingo tem o I Pedal Cicloturismo e milhares de pessoas devem passar pela Feira da Agricultura Familiar no Ginásio Rodolfo Jahn. O evento prossegue até domingo à noite. O grande desfile de aniversário será no dia 27 de agosto.

DEVIGILI

Se quiser ser candidato, o prefeito em exercício de Guaramirim, Osvaldo Devigili vai ter que falar e se expressar mais, até para pedir votos. Estamos aguardando um retorno dele para uma entrevista na RBN desde a prisão de Chiodini. Me disseram que Devigili é uma cara de poucas palavras e não gosta de dar entrevistas. É um direito dele. Assim como é direito da população ouvir informações e explicações de sua maior liderança local.

ELEIÇÕES

Estamos num ano pré-eleitoral. E esta condição, além da prisão de Chiodini, deixa o ambiente mais acalorado em Guaramirim. Pelo lado do Executivo, o vice-prefeito Devigili deve ser candidato. No outro lado está o vereador e ex-prefeito Nilson Byllardt. Com o afastamento do prefeito, por suposto de recebimento de propina, o clima ficou ainda mais tenso e deve persistir assim até o ano que vem.

BINÁRIO DA VILA LENZI

Pararam as reclamações de motoristas sobre o binário da Vila Lenzi. Tivemos muitas contestações e reclamações nas primeiras semanas e depois as coisas se acalmaram. Toda a mudança naquilo que estamos acostumados a fazer, gera sempre inicialmente um certo descontentamento e resistência. Parece que a mudança melhorou o fluxo do trânsito na região.

MUDANÇA NA VILA NOVA

A troca de sentido em duas ruas importantes da Vila Nova que deveria acontecer ainda antes do binário da Vila Lenzi, deve se efetivar somente no começo de setembro. As ruas Martin Sthal e Guilherme Cristiano Wackerhagen serão alteradas. O objetivo é melhorar o trânsito das ruas Domingos Brugnago (da RBN) e Walter Marquardt (em frente a Cooper). Pra mim e pra muita gente, bastava abrir os sinais alternadamente neste cruzamento. O Diretor de trânsito Gilmar Marieto me disse que este teste foi feito e não resolveu.

SIMPATIA

É notória a mudança de comportamento do Prefeito Jair Franzner. De uns meses pra cá, ele está mais falante, mais presente e esbanjando simpatia. Efeito do ambiente eleitoral. E não é só ele. Vereadores, secretários e potenciais candidatos também estão neste ritmo. Normal. Estamos num ano pré-eleitoral e como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”.

PRAÇA DE NOVE MILHÕES

Logo depois da inauguração da reforma da Praça Ângelo Piazzera, recebi muitos questionamentos sobre o valor investido. R$ 9.231.178,68. Parece bastante. É bastante. Olhando assim, superficialmente, a praça realmente não aparenta ter absorvido montante tão expressivo. 40 bancos, 22 lixeiras, dois bebedouros, quatro mesas de lanche, sete mesas bistrô, 27 banquetas, 11 postes de iluminação LED… e claro a pavimentação, lajotas, grama, palco.  Mas, com as fontes que conversei, o valor estaria mesmo nesse patamar. Alegaram que o custo da construção civil subiu bastante. Mesmo assim, achei demais… e mais ainda quando recebi a informação de outra fonte, de que o valor final teria passado longe dos nove milhões. Vou checar com os responsáveis.

Roni Oliveira Ribeiro é jornalista, radialista e advogado.
Apresenta os jornais Radar 94 (07h) e Plantão Meio-dia (12h).
Contatos: [email protected] | 3274-5555 | 98867-1127

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

RBN 94,3 FM

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites