A Prefeitura de Jaraguá do Sul segue acelerando as obras de abertura e estruturação do Trecho V da Rua 13 de Maio, no bairro Czerniewicz, uma intervenção estratégica para melhorar a mobilidade urbana e preparar a cidade para o crescimento. O novo traçado da via, que contorna a sede do SESC, está em fase adiantada de terraplanagem, com o terreno já nivelado para receber as próximas etapas.
Além da preparação do solo, já foram concluídas as instalações das galerias pluviais, responsáveis por conduzir a água da chuva de forma adequada, evitando alagamentos e garantindo maior durabilidade à infraestrutura. Em breve, terá início a construção de um kit de transposição — uma ponte com estrutura metálica projetada para suportar o fluxo de veículos e pedestres —, que fará a ligação entre os dois lados da Rua 13 de Maio. Essa ponte será um elemento-chave para completar a conexão viária, permitindo deslocamentos mais rápidos e seguros.
A nova ligação também promete desafogar o tráfego em pontos críticos, criar rotas alternativas para o transporte e impulsionar a valorização imobiliária no entorno. Moradores, comerciantes e motoristas que utilizam a via diariamente serão diretamente beneficiados, com mais opções de acesso e maior fluidez no trânsito.
Além disso, haverá a implantação de uma nova rede de energia elétrica, o que exige a realocação de sete postes localizados na Rua Jorge Czerniewicz. O deslocamento é necessário devido ao alargamento da via, que exige a mudança dos postes cerca de dois metros para dentro do novo alinhamento. Por se tratar de um trecho próximo à subestação da Celesc, onde há grande concentração de carga elétrica, a operação demanda cuidados especiais.
Para minimizar impactos, a Celesc está adiantando a instalação dos novos postes e lançando previamente os cabos da nova rede. O desligamento e a troca de fiação estão programados para o dia 17 de agosto, caso as condições climáticas permitam. Nesse dia, será desconectada a rede atual e conectada a nova, em um serviço que deve durar aproximadamente seis horas.
O procedimento é complexo porque, em um dos postes, há ancoragem da rede que sai da subestação e se divide para atender outras áreas. No local, existem entre nove e doze condutores que precisarão ser desligados e religados. No dia 17, a prioridade será a transferência da rede de média e baixa tensão da Celesc.
Após essa etapa, as empresas compartilhadoras de infraestrutura — como telefonia e internet — terão um prazo para retirar seus cabos da rede antiga. Só depois disso será possível remover definitivamente os postes antigos. A expectativa é que essa fase final ocorra cerca de uma semana após o desligamento principal, concluindo a parte elétrica da obra. Com isso, a abertura do novo trecho da Rua 13 de Maio avança para sua etapa final.