A Prefeitura de Jaraguá do Sul identificou nova tentativa de golpe/fraude usando o nome da Secretaria da Fazenda. Desta vez, empresários estão recebendo e-mails afirmando que o estabelecimento está sendo notificado por apresentar irregularidades no alvará de funcionamento. O conteúdo da mensagem fala, ainda, em prazos para regularizar a situação, mediante sanções que incluem multas e até o fechamento temporário da empresa. Na sequência, os golpistas informam um link para a vítima acessar as possíveis irregularidades encontradas.
Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul este golpe é chamado de “phishing” um tipo de ciberataque que visa obter informações pessoais ou acessar contas online de forma ilegal. O objetivo é enganar as vítimas para que compartilhem dados confidenciais, baixem malware ou se exponham a outros crimes cibernéticos. Os ataques de phishing são realizados por meio de e-mails, mensagens de texto, telefonemas ou sites fraudulentos. Os criminosos se passam por pessoas ou organizações de confiança, como colegas, chefes, representantes de marcas conhecidas, bancos ou empresas, para induzir as vítimas a fornecerem informações sensíveis.
Desta forma, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Fazenda, reforça que ao receber uma cobrança em nome do Município, o munícipe entre em contato com o setor responsável na Prefeitura e se informe antes de efetuar qualquer pagamento.