Juiz alerta sobre evasão escolar e perda do futuro no Dia Mundial contra o trabalho infantil

Justiça do Trabalho destaca campanha no Dia Mundial contra o trabalho infantil neste 12 de junho. A data foi criada em 2002 pela OIT – Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é signatário, e virou lei em 2007. Neste ano, o tema nacional da Campanha é “O trabalho Infantil que ninguém vê”. Em entrevista no Programa Plantão do Meio-dia, o Juiz Titular da 1º Vara do Trabalho do Tribunal Regional da 12ª Região de Jaraguá do Sul, Rogério Dias Barbosa, discorreu sobre várias situações e destacou a importância do esclarecimento e da conscientização da sociedade. Veja entrevista completa na transmissão do programa no facebook ou ouça parte da entrevista no player abaixo.

NÚMEROS

Segundos números divulgados pela Globo News com base em dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foram registradas 1251 denúncias de trabalho infantil no primeiro semestre de 2024 — uma média de 208 denúncias desse tipo por mês.

O número de denúncias vinha caindo desde os anos 1990, mas voltou a crescer após a pandemia. Em 2019, cerca de 4,5% do total da população de 5 a 17 anos de idade no Brasil realizava algum tipo de trabalho infantil. Em 2022, o número saltou para 4,9% — quase 1,9 milhão de crianças e adolescentes.

Ainda segunda a reportagem, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2023, revela que o principal motivo que leva os estudantes à evasão escolar (41,7%) é a necessidade de trabalhar.
Outro dado que chama atenção é a relação direta com a escravização da população negra. No Brasil, 66,3% das crianças em situação de trabalho infantil são pretas ou pardas.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

RBN 94,3 FM

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites