A Via Verde será palco no do Grito de Carnaval 2025 a partir das 17 horas. Em entrevista no Jornal da Manhã da RBN, o Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Antonio Déga da Silva, destacou que o objetivo é resgatar a cultura dos primeiros carnavais realizados em Jaraguá do Sul, através do Mestre Manequinha, já falecido, e outros expoentes carnavalescos de Jaraguá do Sul.
O Grito de Carnaval com a presença de três grupos de pagodes e várias oficinas de dança “é apenas o primeiro passo para resgatar os grandes carnavais que já tivemos”, destacou Déga anunciando as discussões para a reimplantação da Liga Jaraguaense dos blocos carnavalescos.
No Plantão do Meio-dia, o Coordenador do MOCONEVI, Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu, Francisco Alves, elogiou a iniciativa da Prefeitura e definiu a ação como um um resgate importante da cultura afro e da própria história de Jaraguá do Sul.
PROGRAMAÇÃO
Sucesso no ano passado, o Grito de Carnaval 2025 está marcado para o sábado (1º de março), a partir das 17 horas, no Parque Linear Via Verde. Promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento será gratuito e contará com três atrações musicais: Desejo A+, Black White e Soul Assim.
Haverá oficinas de samba no pé, samba de gafieira, aulão de axé e ritmos afros ao longo do evento. O Grito de Carnaval tem como objetivo o retorno do tradicional carnaval de rua de Jaraguá do Sul e também serve como pontapé inicial para a retomada dos projetos relacionados ao carnaval jaraguaense, bem como a reativação da Liga Independente de Blocos Carnavalescos da cidade.
O ÚLTIMO CARNAVAL
O bloco Em Cima da Hora sagrou-se campeão do Carnaval jaraguaense pela 13ª vez consecutiva, EM 2016. O desfile ocorreu na noite de sábado no Pavilhão Municipal de Eventos e contou com a presença de cerca de 3 mil pessoas. Outro bloco a desfilar foi o Verde e Rosa que ficou com a segunda classificação. O primeiro colocado recebeu premiação de R$ 15 mil e o segundo R$ 10 mil. O bloco Em Cima da Hora também recebeu três estandartes por ter obtido a maior pontuação nos quesitos fantasia, samba enredo e bateria.
O bloco Verde e Rosa foi o primeiro a entrar na avenida com 110 integrantes em seis alas. O tema do samba enredo foi inflação e as alas apresentaram de uma forma divertida e ao mesmo tempo crítica a forma como a inflação mais alta está afetando a população. O bloco foi vice-campeã dos carnavais de 2009 a 2015.
Já o bloco Em Cima da Hora encerrou o desfile apresentando 170 integrantes e trouxe como tema do samba enredo as Olimpíadas que ocorrem este ano no Rio de Janeiro. Seis alas passaram na avenida animando o público que acompanhava o desfile principalmente pela desenvoltura da bateria comandada pelo músico Jean Juarez Ferreira, o Boca.
A comissão julgadora do desfile foi composta de seis integrantes entre estes representantes das áreas de publicidade, artes plásticas, literatura, moda, educação e música.


Desfile de Carnaval 2016

Desfile de Carnaval 2016
