Por: Alison Correa
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul anunciou mudanças no esquema de vacinação adotado no município, alinhando-se novamente ao calendário nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Entre as atualizações está o encerramento da aplicação da chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo e a retomada da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A dose zero contra o sarampo vinha sendo aplicada de forma excepcional em crianças de seis a 11 meses, como medida temporária determinada pelo Ministério da Saúde diante do risco de circulação do vírus no país. Com a revisão do cenário epidemiológico, a estratégia foi suspensa, e o município passa a seguir exclusivamente o esquema regular do PNI.
Com isso, a imunização contra o sarampo volta a ocorrer conforme o calendário oficial, com a primeira dose administrada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses, por meio da vacina tríplice viral.
Outra mudança relevante envolve a vacina contra a dengue. A partir de agora, o imunizante volta a ser ofertado em todos os municípios catarinenses para a faixa etária de 10 a 14 anos. A atualização está prevista na Deliberação CIB nº 002/2026, que restabelece a orientação nacional e revoga a deliberação anterior que previa critérios distintos em Santa Catarina.
Segundo a supervisora de Imunização do município, Ana Cristina Machado Kneip, adolescentes de 15 e 16 anos que já iniciaram o esquema vacinal contra a dengue terão garantida a aplicação da segunda dose. “Esses adolescentes poderão concluir normalmente o processo de imunização, conforme o intervalo recomendado”, explicou.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de pais e responsáveis manterem a caderneta de vacinação atualizada e procurarem as unidades de saúde para esclarecer dúvidas e verificar a situação vacinal de crianças e adolescentes
