A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu na tarde desta quinta-feira (22), o comunicado oficial da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), sobre o envio das primeiras doses da vacina contra a dengue. Os imunizantes chegam amanhã, 23.
Neste primeiro momento Jaraguá do Sul vai receber 4.653 doses da vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, inicialmente, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos.
Segundo a gerente de Vigilância Epidemiologia, Talita Piccoli, as equipes estão preparadas para receber as vacinas. Assim que os imunizantes forem entregues pela Regional de Saúde começa o trabalho de logística, ou seja, a distribuição das doses para as Unidades de Saúde.
“As vacinas chegam em um momento importante, onde todos os esforços são bem-vindos nesta luta contra a dengue”, comenta o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti.
Santa Catarina decreta situação de emergência em função da dengue
A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Defesa Civil, em Joinville. O Decreto Emergencial Epidemiológico se deve à infestação do mosquito Aedes aegypti aqui no Estado.
Além de vários municípios catarinenses estarem infestados pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o número elevado de casos prováveis de dengue (soma de suspeitos + confirmados + inconclusivos) supera, em algumas regiões, os registros do mesmo período do ano passado.
O decreto também cita como justificativa para a medida, o registro de óbitos em decorrência da dengue e a ocorrência de eventos que apresentam potencial risco de extrapolação da capacidade de resposta, bem como, de saturação do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a direção municipal e estadual.