A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), formalizou na manhã desta sexta-feira (21), o repasse de R$ 4.349.250,39 ao Hospital São José, com recursos captados pelo Fundo Municipal dos Diretos dos Idosos (FMDI).
O termo de fomento foi aprovado pelo CMDI e será utilizado para ampliar e qualificar o tratamento semi-intensivo aos pacientes do 60+ no São José, portadores de doenças respiratórias e outras complicações clínicas e/ou cirúrgicas de pacientes egressos da UTI, com foco no cuidado intensivo e multidisciplinar ao idoso, bem como na capacitação dos profissionais hospitalares de atendimento nos leitos de semi-intensivo. Além de estruturar 10 leitos de semi-intensivo e ampliar de 10 para 20 o número de leitos disponíveis aos idosos e implantar sistemática para padronização de protocolo clínico aos idosos que necessitam da intervenção de cuidado intermediário.
O superintendente do Hospital São José, Michel Contessi, destacou a importância dessa parceria com o Município para aprimorar o atendimento aos idosos. “Atualmente, em função das nossas altas complexidades, praticamente metade dos nossos atendimentos são destinados ao público idoso. Então,
o projeto ‘Mais Cuidado’, tem a finalidade de disponibilizar equipes destinadas a acelerar a alta. Uma vez que, quanto mais tempo ele passam num leito de UTI, aumenta os riscos de agravamento, que são inerentes a internação. E essa parceria com o Programa 60+, busca qualificar o atendimento ao idoso”, disse.
Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Edson Willian Piotto, com os investimentos haverá maior agilidade no atendimento e no tratamento do público idoso. “Identificamos algumas demandas que chegaram ao Conselho, e junto com o hospital, nos unimos para buscar os recursos e proporcionar melhorias aos idosos com algumas doenças respiratórias, que precisam de cuidado intensivo, mas que não necessitem ficar em uma UTI. Eles poderão fazer essa transição em outro ambiente mais controlado, antes de irem definitivamente para os quartos”, explicou.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, também comemorou a formalização da parceria, pois é uma forma de o Município proporcionar um atendimento mais qualificado a esse público que aumenta consideravelmente. “Cada vez mais as demandas tem aumentado e parcerias como essa, nos ajudam a proporcionar um atendimento adequado a esta parcela da população. E quando se trata de valores mais expressivos, 20% fica no Fundo, e outras entidades podem ser beneficiadas. Por isso essas parcerias são muito importantes”.