Hoje é Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo

A data de hoje (02/04) marca o Dia de Conscientização sobre o Autismo, comemoração que ocorre em meio ao Abril Azul. As datas alusivas buscam estender as atividades que chamam a atenção para a inclusão de pessoas autistas na sociedade em todo o mundo.

Um projeto de lei que institui o Dia Municipal de Conscientização do Autismo na mesma data, de autoria do vereador Professor Fernando Alflen (PL), foi aprovado na sessão ordinária dessa terça-feira na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

O autor da proposta expressou na tribuna sua preocupação em relação ao tema e como ele é tratado na cidade. “A cada 36 pessoas hoje, uma é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista. (…) É importante que nós começamos a fazer movimentações e começar a entender que o município deve resgatar”, declarou Alflen, ao afirmar que as ações sobre o tema não devem ficar somente nas escolas, mas, também, nas empresas, no comércio e na indústria.

A Casa do Autista, local destinado para o acolhimento de crianças e jovens com o Transtorno, também foi pauta da discussão da lei durante a sessão. O presidente do legislativo, vereador Almeida (MDB) pediu que o Executivo analise novamente a implantação da estrutura. Ele garantiu que a quantidade de pessoas que trabalham com o acolhimento de portadores de TEA no município, muitas vezes, é muito limitado. “É algo de extrema importância, eu acho que vem a complementar todo o trabalho feito pela rede. Trabalho esse deficitário, não pela competência das pessoas envolvidas, mas pela falta de braço para atender toda a demanda existente”, afirmou.

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é caracterizado por uma série de comprometimentos no comportamento social e no desenvolvimento da comunicação e da linguagem da criança. A condição também inclui, por exemplo, a repetição atípica das mesmas atividades, hipersensibilidade sensorial (irritação excessiva a barulhos altos) e dificuldades no desenvolvimento motor. Esses padrões podem ser detectados nos primeiros cinco anos de vida e podem se prolongar para toda a vida.

O transtorno é causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais e pode levar a comorbidades, como epilepsia, depressão e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A Organização Mundial da Saúde afirma que uma em cada 100 crianças no mundo é autista, e Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) afirmam que o TEA afeta aproximadamente 1% da população mundial.

O uso do cordão de girassol é permitido para pessoas autistas, assim como para quem possui deficiências ocultas, para facilitar a inclusão e o atendimento dos PCDs no dia a dia, e é definido por lei federal em 2023. É importante notar que o uso não é obrigatório, e a pessoa não perde os direitos garantidos pela falta do uso do cordão.

O autismo não é uma doença; portanto, não tem cura, mas depende de uma série de ações e iniciativas da população e do Poder Público para a inclusão adequada dos autistas na sociedade.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites