Hemosc encerra 2023 com aumento de 4,1 % nas doações de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) encerrou 2023 com crescimento de 4,1% nas doações de sangue em comparação com o ano anterior. Esse incremento foi resultado de campanhas de conscientização que tiveram a adesão da sociedade catarinense.

“Com a solidariedade dos catarinenses, que mesmo diante de eventos adversos como as enchentes, conseguimos atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas de Santa Catarina, o que também viabilizou a realização das cirurgias eletivas. Assim, cada doação de sangue contribuiu para a redução das filas de cirurgias eletivas.” afirma a diretora do HEMOSC, Patrícia Carsten.

Durante o ano de 2023, o HEMOSC recebeu 160.597 candidaturas de doação de sangue, desse total, 135.166 pessoas efetuaram a doação e dessas, 5.123 foram doações de plaquetas por aférese.

Entre aqueles que doaram, mais de 52% repetiram esse ato pelo menos duas vezes durante o ano, o que demonstra que os catarinenses entendem a doação de sangue como um ato de generosidade e cidadania.

Em torno de 2,2% dos catarinenses é doador de sangue, sendo esse mais um número significativo comparado ao restante do Brasil.

Para o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do HEMOSC junto à Secretaria de Estado da Saúde, o crescimento reforça o compromisso com a sociedade catarinense. “Nada substitui o sangue humano. Para que isso seja possível, precisamos garantir qualidade, mas também o compromisso dos catarinenses que são fundamentais neste ato de solidariedade que é a doação”, afirma.

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

RBN 94,3 FM

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites