Uma campanha publicitária da Havaianas lançada neste fim de ano gerou forte repercussão política e levou a pedidos de boicote à marca por parte de políticos e militantes da direita. O comercial, estrelado pela atriz Fernanda Torres, passou a ser alvo de críticas neste domingo (21) e chegou a figurar entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.

Na peça, a atriz afirma não desejar que o público comece 2026 “com o pé direito”, mas sim “com os dois pés”, em um discurso motivacional que incentiva atitude, entrega e iniciativa pessoal. A mensagem, no entanto, foi interpretada por grupos conservadores como uma provocação ideológica, sobretudo pelo simbolismo atribuído à expressão utilizada.
A reação se espalhou rapidamente pelas plataformas digitais. Usuários passaram a defender a substituição da Havaianas por marcas concorrentes e publicaram vídeos descartando sandálias, queimando produtos ou anunciando que deixariam de consumir a marca. Parlamentares também aderiram às críticas, acusando a empresa de assumir posicionamento político.
O vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), divulgou um vídeo em que se desfaz do produto e acusa a Havaianas de promover uma campanha política contra a direita. Segundo ele, consumidores conservadores deveriam optar por outras marcas do mercado.
O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde no governo Jair Bolsonaro, classificou a campanha como uma “vergonha” e afirmou que a ação teria o objetivo de provocar divisão em um período próximo ao Natal. Para o parlamentar, publicidade não deveria ser usada para o que chamou de deboche ideológico.
No âmbito municipal, vereadores de diferentes cidades também se manifestaram. Em Recife (PE), Gilson Machado Filho (PL) ironizou a campanha e afirmou que a marca “errou feio”. Em São Paulo (SP), Rubinho Nunes (União Brasil) declarou que a Havaianas teria transformado um símbolo brasileiro em propaganda política.
Outros parlamentares, como Adrilles Jorge (União Brasil) e Ramiro Rosário (Novo), criticaram o que consideram um alinhamento ideológico de grandes marcas e veículos de comunicação. Já a vereadora Mariana Lescano (PP), de Porto Alegre (RS), comparou a campanha da Havaianas com ações publicitárias de concorrentes, afirmando que abordagens diferentes teriam maior aceitação do público conservador.
A escolha de Fernanda Torres como protagonista também foi citada por críticos. A atriz estrelou o filme Ainda Estou Aqui, que aborda o período da ditadura militar no Brasil e venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, elemento que foi usado por parlamentares para reforçar a leitura política da campanha.
Até a publicação desta matéria, a Havaianas não havia se manifestado oficialmente sobre as críticas. O vídeo da campanha, no entanto, foi retirado dos perfis oficiais da marca nas redes sociais.
