A educação financeira é um direito de todos, especialmente de mulheres, porém trata-se de um público ainda pouco engajado no assunto. É o que mostram os dados do mais recente balanço do Tesouro Direto, o Brasil conta com 26,6 milhões de investidores cadastrados no sistema, dos quais apenas 7,1 milhões são mulheres, equivalente a 27% do total.
Sempre atenta e preocupada com a questão, o Grupo Warren Investimentos, em parceria com a fintech EQL – Elas Que Lucrem e com apoio da B3 e do Tesouro Nacional, lança o reality show “Garotas do Tesouro”, numa iniciativa que visa conscientizar cada vez mais o público feminino sobre sua relação com o dinheiro, ensinando-as a multiplicar seus investimentos até que se tornem verdadeiramente independentes.
Segundo Patrícia Aiello, diretora de marketing e expansão da Warren Investimentos, trata-se de um projeto criado por mulheres e direcionado exclusivamente para mulheres, com o objetivo de inspirá-las no mundo das finanças. “O Garotas do Tesouro” foca em educação financeira e desenvolvimento emocional para mulheres em todo o território brasileiro. É uma jornada de desafios, aprendizado e crescimento”, declara.
Para Francine Mendes, idealizadora do projeto e CEO da Elas Que Lucrem, a proposta do reality show é demonstrar que o dinheiro também é “coisa de mulher”, incluindo as finanças no cotidiano feminino de uma forma leve e descontraída por meio de diversos perfis de mulheres – sejam elas do segmento fitness, gastronômico, moda etc.
“Devemos enxergar o dinheiro como um produto financeiro, tal qual outros bens de consumo, que vai nos permitir tomar decisões de forma mais independente. Ao tratá-lo dessa forma, adquirimos a habilidade de nos proteger de situações que possam nos deixar vulneráveis ou dependentes financeiramente de outras pessoas”, declara Francine.
“Muito se comenta nas rodas de amigas que quem cuida dos investimentos da família é o pai, o irmão ou o companheiro. É um universo ainda muito masculinizado. Para nós mulheres, geralmente, é preciso que as coisas façam sentido, é necessário que exista uma conexão, um propósito. Foi aí que surgiu o Garotas do Tesouro”, complementa Kelly Gusmão, sócia-fundadora e membro do conselho da Warren Investimentos.
O programa irá selecionar 100 mulheres acima de 18 anos e de presença digital relevante, com mais de 1.000 seguidores e referência em algum tema para o público feminino – educação, carreira, maternidade, moda e beleza, lifestyle, etarismo, entre outros.
Das 100 selecionadas, três delas serão as finalistas da etapa presencial do reality show, na cidade de São Paulo, onde será dado início a uma competição na qual serão testadas suas habilidades de criação de conteúdo e conhecimento em finanças. A vencedora ganhará R$100 mil em dinheiro. Para apoiar na parte técnica dos conhecimentos em finanças, as selecionadas terão acesso a conteúdos gravados disponibilizados via plataforma Elas Que Lucrem e mentoria com mulheres referência no mercado financeiro brasileiro.
Próximos passos
As mulheres interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição até o dia 31 de outubro, disponível pelo site: www.garotasdotesouro.com.br . Para aplicar os ensinamentos do reality, todas as participantes deverão ter uma conta na Warren Investimentos, que disponibilizará R$35,00 para que as inscritas na competição comecem a investir no Tesouro Direto.