Representantes da Secretaria Municipal de Saúde participaram do IV Seminário de Apoio ao Funcionamento dos Comitês Municipais de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e da sífilis, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em Florianópolis, no dia 11 de março. O evento teve como objetivo qualificar o atendimento e a vigilância das gestantes, visando eliminar a transmissão vertical e obter a Certificação de Eliminação/Selo de Boas Práticas pelo Ministério da Saúde.
Durante o seminário, as equipes municipais e das Gerências Regionais de Saúde participaram de atualizações sobre a linha de cuidado das gestantes e a vigilância da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B. Também foram apresentadas experiências bem-sucedidas de diferentes municípios, destacando boas práticas na prevenção e no tratamento dessas doenças.
A participação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com a qualificação do atendimento às gestantes e a implementação de estratégias eficazes para reduzir a transmissão vertical, garantindo diagnóstico precoce, tratamento adequado e assistência contínua às gestantes e recém-nascidos.
Em 2024 Jaraguá do Sul alcançou o melhor desempenho entre os três estados e 60 municípios que solicitaram ao Ministério da Saúde a certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da hepatite B. Além disso, também obteve o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis.