Famílias reclamam falta de leitos psiquiátricos em Jaraguá do Sul

A redação da RBN sempre recebeu muitas reclamações sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias sobre a dificuldade para a internação de pacientes mentais. No entanto, a procura tem se acentuados nas últimas semanas. Um dos desabafos foi da ouvinte Janete Coelho que procurou a redação da RBN nesta semana.

Atualmente, são apenas 50 leitos de saúde mental para uma região com 1.480.750 habitantes nas Regionais de Mafra, Joinville e Jaraguá do Sul. São 30 leitos em Joinville, 10 em Joinville e 10 em Três Barras.

A RBN procurou o Secretário Municipal da Saúde, Alceu Moretti, para explicar as dificuldades enfrentadas e quais os encaminhamentos já feito para amenizar os problemas. Em entrevista no Programa Jornal da Manhã, com Roni Oliveira e Gisela Marodim, Moretti falou amplamente sobre o assunto e destacou que “a responsabilidade é do Governo do Estado”. Segundo ele, vários apelos já foram feitos pelos municípios e até agora não houve resposta. O Secretário acrescentou que os prefeitos não têm poder e nem atribuição para ampliar esse atendimento.

A RBN entrou em contato com a assessoria da Secretária Estadual da Saúde, Carmem Zanotto, mas até agora não obteve retorno ou respostas.

Procurado, o responsável pela Regional da Saúde, Sergio Pacheco, destacou que a melhoria nesse atendimento dependerá de pressão política dos prefeitos e deputados.

Já o Diretor Executivo da Cigamvali da Associação dos Municípios da Amvali, Ronnie Lux, destacou que os prefeitos estão debatendo o assunto, já fizeram as cobranças  e vão retomar a discussão do tema nos próximos encontros, cobrando mais agilidade do Estado.

FOTO ILUSTRATIVA: SITE GOVERNO DO ESTADO

Músicas, notícias, promoções exclusivas, coberturas de shows e eventos e ações publicitárias no rádio e em vídeos para todas as plataformas digitais!

© 2023 RBN 94,3 FM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Dev – Agência de Websites